sábado, agosto 18

Importante encontro em MG


Leishmanioses é tema de encontro internacional em Minas Gerais

A Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) realiza, entre os dias 1º e 6 de setembro, em Ouro Preto/MG, o 2º Simpósio Internacional de Vacinas para Leishmanioses, com o acrônimo Leishvaccines, adotado como representativo da sigla do simpósio.
O Leishvaccines 2012 é um evento científico internacional, pluridisciplinar e sem fins lucrativos que busca o avanço da Ciência, Tecnologia e Inovação no mundo e em especial no Brasil. O Simpósio contará com a participação de especialistas de renome internacional e tem como objetivo promover o debate profundo que vincule o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação ao planejamento de novos imunobiológicos, candidatos vacinais.
Resultado da iniciativa de um grupo de pesquisadores (parasitologistas, imunologistas, vacinologistas, biotecnologistas, biólogos moleculares e médicos tropicalistas, dentre outros), liderados pelo presidente da SBMT, Carlos Henrique Nery Costa, o IIº Leishvaccines busca reunir competências de todo mundo em torno da temática “Vacinas para Leishmanioses – Tegumentar e Visceral, Humanas e Caninas, Velho e Novo Mundo”. O objetivo principal constitui em agregar membros da Comunidade Científica mundial que atuam nessa temática, com o intuito de, ao final do evento, gerar uma agenda mundial, visando orquestrar as pesquisas convergentes no desenvolvimento de vacinas para Leishmanioses.
Devido ao sucesso alcançado em 2009, com Iº Leishvaccines, neste ano, a comissão organizadora estendeu o evento a fim de atender um maior número de pesquisadores internacionais, nacionais e, principalmente, alunos de pós-graduação do Brasil e do exterior. Neste contexto, dois cursos internacionais pré-congresso serão oferecidos nas temáticas: Leishmania and Leishmaniaisis: from immunobiological basis to clinical practices e Biotechnology and Vaccinology for Leishmaniasis. Ainda foram inseridas apresentações orais, visando estimular a participação de jovens pesquisadores (PNPDs, Doutorandos, Mestrandos), cujos resumos tenham sido selecionados pela comissão avaliadora.
A criação, divulgação, ampliação e modernização dessa área de pesquisa, em território nacional, são anseios dos pesquisadores dos diversos segmentos que convergem para Vacinologia Clássica e Moderna. Desde a sua criação, o Leishvaccines foi estruturado com características internacionais, contando com a presença de vários pesquisadores renomados, do Brasil e oriundos do exterior. “Em 2012, o Leishvaccines consolida-se como o único e mais reconhecido evento em Vacinologia para Leishmanioses do Mundo. Inova com a realização do primeiro Altos Estudos, dedicado a pesquisadores e estudantes em diferentes áreas do conhecimento, que convergem para Vacinologia para doenças tropicais. Além disso, o Leishvaccines 2012 trará para seu fórum de debate a participação da iniciativa pública e privada”, destaca Costa.
O Público alvo do Leishvaccines 2012 são pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação e profissionais da indústria farmacêutica e afins. As áreas de interesse são a Vacinologia, Biotecnologia, Biologia Molecular, Biologia, Bioquímica, Biofísica, Farmácia, Química, Ciências Farmacêuticas, Bioinformática, Imunologia, Parasitologia, Medicina Tropical e áreas relacionadas.
Mais informações:

Fonte: SEDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário