terça-feira, setembro 4

DICA

LEVANDO SEU GATO NO VETERINÁRIO


Levar seu gato ao veterinário periodicamente é importante para a manutenção do bem estar do seu felino. Muitos gatos não gostam de ir ao veterinário, e a luta começa em colocar o animal na caixa de transporte, certo? Se pudermos tornar esta etapa menos traumática, todas as outras etapas serão mais fáceis. As dicas a seguir podem ajudar neste processo.

Entendendo o comportamento dos gatos

- Gatos geralmente se sentem mais à vontade em ambiente conhecido, e necessitam de mais tempo que os cães para se acostumarem com novos ambientes, bem como pessoas estranhas à eles.
- Mantenha a calma! Gatos percebem suas ansiedades e frustrações, o que os torna ainda mais estressados.
- Gatos não aprendem com o uso da força ou punição física, e sim com recompesa por comportamentos positivos. Exemplo: quando o gato está perto da caixa transportadora e agindo normalmente (calmo), dê-lhe algo que ele goste de comer, para associar a caixa a algo positivo. Coloque comida dentro da caixa e deixe com que o gato entre sozinho, coma a comida e saia sem forçá-lo a ficar lá dentro. Torne a caixa transportadora um lugar agradável e não um objeto de tortura que é somente usado para visitas ao veterinário. Este trabalho começa em casa com o gato ainda filhote, dias antes da consulta. Quando estão ambientados com as caixas, tudo fica muito mais fácil
Escolhendo a caixa correta

- As melhores caixas transportadoras para gatos são as de plástico duro e resistente, com abertura na frente e em cima. A caixa deve ser segura, com trava, para que o gato não escape.
- Lembre-se de prender a caixa com o cinto de segurança no carro, para que a mesma não deslize ou tombe nas curvas, ou ao parar o carro.
- Alguns gatos se estressam menos se a caixa estiver coberta. Um lençol cobrindo a caixa é o suficiente para limitar a visão do bichano.

Colocando o gato na caixa

- Coloque a caixa em um cômodo pequeno da casa que não tenha muitos lugares onde ele possa se esconder.
- Tente fazer com que o gato entre espontaneamente, colocando uma comida dentro da caixa.
- Se ainda assim o gato não entrar, ou tiver de estar em jejum, coloque-o na caixa pela abertura de cima, e feche a caixa calmamente, sem bater.
- Algumas caixas separam o fundo da parte de cima, facilitando a colocação do gato na caixa.
- Sprays de ferormônio 30 minutos antes de colocar o gato na caixa podem ajudar no processo.
- Fale sempre com voz calma. O seu comportamento influencia o do seu gato diretamente.

Ao voltar pra casa

- Se você tem somente um gato na casa, deixe-o sair da caixa livremente.
- Se você tem mais de um gato em casa, lembre-se de que gatos são altamente sensíveis a odores, principalmente os desconhecidos (ou desagradáveis para os gatos). Alguns gatos demonstram agressividade para com o gato que esteve ausente, muitas vezes isto se deve aos odores de medicamentos, álcool, enfim, trazidos do ambiente da clínica.
- Se os outros gatos da casa estiverem aparentemente calmos, deixe com que o gato saia da caixa.
- Se os gatos estiverem estressados, leve a caixa para outro cômodo da casa, feche a porta, e daí sim deixe o gato sair da caixa. Às vezes é necessário deixá-lo neste cômodo por alguns minutos ou horas para que ele se lamba e retire parte do odor trazido da clínica.
- Se você tem dois gatos, pode-se levar os dois ao veterinário, cada um dentro de uma caixa separada, para que na volta este processo de reintrodução se torne menos estressante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário