quarta-feira, abril 6

AVES SILVESTRES: incríveis animais de estimação!

Papagaios e araras são aves silvestres oriundas da exótica e bela fauna brasileira. Mas é possível uma grande interação com o ser humano e tornam-se surpreendentes bichinhos de estimação.

Arara legal tem anilha e certificado!
Em 2003, depois de uma viagem a Bonito, no sudoeste do Mato Grosso do Sul, considerada uma das regiões mais belas do mundo, a funcionária pública aposentada Lourdes Dallegrave, voltou apaixonada pelas araras. “ Visitei uma fazenda onde as aves pousavam no ombro da gente, abriam as asas, gritavam como querendo nos saudar” conta emocionada. Para ela, essas aves silvestres são uma pintura que a natureza produziu. A partir daí, começou a pesquisar sobre a espécie e decidiu que um dia também teria araras como bichinho de estimação. Cachorros, já tinha três: Sami (poodle), Sofia (vira-lata) e Danda (cruza de dog alemão com fila). Em 2006 a bicharada estava toda reunida! Chegaram Baco e Tétis e depois Tainá, a arara vermelha, que é o xodó de Lourdes. Os nomes são tão exuberantes quanto as aves. Baco é o deus do vinho e da fertilidade na mitologia romana; Tétis é a deusa do mar na mitologia grega e Tainá, um nome indígena que significa estrela. Mas foi um longo processo até poder receber os animais em sua ampla casa no bairro Intercap:
- Além de estudar muito sobre as aves, precisava oferecer toda a estrutura para recebê-las da melhor maneira possível. Mandei construir um amplo viveiro nas dimensões 3x3x4,60 , fiz um corredor para o segundo andar da casa, onde está o “quarto” delas e estou tentando ter uma ”floresta” no meu pátio com bastante árvores frutíferas já que as araras adoram frutas. Outra preocupação minha foi comprar as aves de criador idôneo, registrado pelo IBAMA. 
Todas elas têm anilha e certificado. O aprendizado foi difícil, mas superado. Há uma grande troca de carinho. Com algumas bicadas de vez em quando, claro. Afinal, são animais silvestres. Tainá é mais dócil. Nunca bicou . Cuidar delas continua dando um“ trabalhão” mas é tudo feito com muita satisfação e prazer. Tanto que Lourdes ainda mantém um hábito que não seria mais necessário:
- Até os três meses, as araras precisam comer uma papinha especial. Depois, elas são “desmamadas” e já podem comer ração e frutas. Mas eu continuo dando a papinha até hoje. Só de dengo... A papinha é o café da manhã das araras. Às 7h elas já estão gritando, pedindo a iguaria. Com uma seringa, Lourdes alimenta uma a uma. E se o café da manhã é perturbado pelo latido dos cachorros, as araras gritam: “ fica quieto”; “cala a boca”. Elas podem ser silvestres, mas pelo jeito já se acostumaram às mordomias oferecidas por Lourdes!

SAIBA MAIS
As espécies mais comuns criadas em cativeiro são a Arara-canindé (Ara ararauna) e Arara-vermelha (Ara chloropterus). A Arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus) é uma das aves que se encontram ameaçada de extinção junto com outras inúmeras araras e papagaios.

FAÇA A COISA CERTA
No site www.clubedocriador.com você encontra a lista de criadores de aves silvestres credenciados
pelo IBAMA em todo o país.

(Matéria publicada na edição 11)



Nenhum comentário:

Postar um comentário