segunda-feira, agosto 29

Cães "desaprenderam" a pensar sozinhos



De acordo com um estudo publicado na revista Animal Behaviour, os cães estão tão dependentes dos seres humanos, que perderam a capacidade de pensar por si mesmos. Os pesquisadores acreditam que os anos de domesticação levaram os cachorros a perderem a habilidade para resolver problemas que tiveram na vida selvagem.
A conclusão veio após cães domésticos falharem nos testes de inteligência básica aplicados por pesquisadores australianos. Os lobos e cães selvagens, por sua vez, passaram com facilidade, de acordo com a pesquisa. Os resultados sugerem que alguns cães são tão dependentes das pessoas que se tornaram simplesmente versões menos desenvolvidas de seus antepassados.
Segundo o site Mail Online, o líder do estudo, o psicólogo Bradley Smith, disse que “Lobos superaram os cães em qualquer tarefa de resolução de problemas não sociais. Seria preciso uma série de gerações de cães para iniciar qualquer avanço de habilidades cognitivas para a sobrevivência na selva”, completou o psicólogo.
Smith, da Faculdade de Psicologia da Universidade do Sul da Austrália, em Adelaide, e sua colega Carla Litchfield, colocaram cães domésticos e selvagens em um teste de resolução de problemas.
Os pesquisadores colocaram um prato de comida por trás de uma cerca. Para chegar à comida, os animais tinham que passar ao longo da cerca, longe do alimento, para atravessar uma porta e, em seguida, voltar.
Todos os cachorros selvagens encontraram a recompensa do alimento em cerca de 20 segundos, aproveitando-se das portas. Cães domésticos, por outro lado, pareciam perplexos e confusos. Eles cavaram e até latiram de frustração para pedir ajuda. A pesquisa também mostrou que os lobos, assim como cachorros selvagens, concluíram a tarefa facilmente.
Segundo o Mail Online, Smith acrescentou: "Os cães são grandes em funções sociais, tais como a comunicação com os seres humanos. No entanto, lobos são muito melhores na resolução de problemas gerais”.
Os testes foram realizados no Dingo Discovery Center, em Victoria, Austrália.


Nenhum comentário:

Postar um comentário