sexta-feira, agosto 12

ESCOLHENDO O MEU CACHORRO IDEAL



Escolher um filhote é uma grande responsabilidade, pois se trata de uma decisão que irá mudar a rotina da sua casa e da sua família pelos próximos 8 a 15 anos. A escolha do filhote errado é uma das maiores causas de abandono de cães. Cães são seres vivos e têm sentimentos, e jamais devem ser abandonados.

As pessoas têm diferentes níveis de energia; existem os mais sedentários, os que são um pouco mais agitados e ainda os que são mais ativos e até praticam esportes radicais. Com os cães é a mesma coisa; existem níveis de energia que refletem não só na quantidade de atividade física necessária para satisfazê-lo, como também no grau de dominância do cão. As raças também têm papel preponderante nisso.

O primeiro passo para evitar problemas de conflito de energia entre a família e o futuro filhote, é uma pesquisa minuciosa sobre a raça a ser escolhida. É importante verificar para que tipo de função a raça foi desenvolvida, se latem muito, se tem muita energia, os cuidados específicos da raça, etc. Converse também com proprietários experientes com a raça e também com criadores de renome.

O segundo e mais importante passo, é a escolha do filhote. Os filhotes muito dominantes ou muito inseguros devem ser evitados, são animais que precisam de proprietários extremamente experientes.

É comum a frase “Não fui eu que escolhi o filhote, foi ele é que me escolheu”. Isso é um grave erro, pois o filhote que se apresenta a um estranho, pulando, mordiscando e latindo, é um cão muito dominante e desafiará a liderança humana em sua futura casa. Esse cão costuma ser desobediente e até mesmo agressivo. Por sua vez, o oposto também é um problema, o filhote muito tímido, que se afasta do novo proprietário e/ou é muito desconfiado, esse costuma se tornar um adulto medroso, o que também trará problemas sérios no futuro.

Hoje em dia existem profissionais em comportamento canino que oferecem consultoria na escolha do filhote por preços bem razoáveis. Esse serviço evita problemas na relação com seu cachorro.

Esse tipo de consultoria irá indicar as raças e identificar o filhote mais adequado às suas necessidades, para que não haja desbalanceamento de energia entre vocês, colaborando com a harmonia do lar e com a qualidade de vida da família e do cão.

Bruno Leite | O Terapeuta de Cães

Psicologia Canina & Adestramento

www.terapeutadecaes.com.br

www.twitter.com/terapeutadecaes

www.facebook.com/terapeutadecaes

Nenhum comentário:

Postar um comentário