segunda-feira, agosto 29

FUMANTES PASSIVOS

SE ELE SOUBESSE FALAR, PEDIRIA PARA VOCÊ NÃO FUMAR!


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vício do cigarro é considerado a principal causa de mortes evitáveis em todo o mundo. E esta causa não se restringe aos humanos, aos animais também!

O termo fumante passivo é bastante conhecido. Refere-se àquele que é prejudicado pelo fumo embora não fume. Então, quando alguém está em um ambiente fazendo uso de cigarros, quem está por perto acaba inalando os componentes nocivos do tabaco. E não apenas pessoas, os animais também.

O cachorro, o gato, o papagaio etc., o seu bichinho de estimação, ele é mais um inocente que sofre com os malefícios do fumo. Eles ficam sujeitos à rinite, outras irritações nasais e até mesmo ao câncer. Alguns estudos realizados comprovam estes efeitos nocivos.

O veterinário Marcello Roza, em sua dissertação para Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, relatou o resultado de uma pesquisa feita com 30 cães da raça yorkshire. Metade deles tinha donos fumantes, e sem exceção apresentaram problemas no sistema respiratório, fruto da exposição à nicotina, ao alcatrão e a outros componentes de cigarros e a outros produtos à base de tabaco.

Estudos do Departamento de Bioestatística e Epidemiologia da Universidade de Massachusetts, Estados Unidos, concluíram que gatos que vivem em casa de fumantes são duas vezes mais vulneráveis ao linfoma felino do que os que não são expostos à fumaça do tabaco. Esse risco cresce quanto maior for o tempo em que são obrigados a inalar as substâncias tóxicas. O linfoma felino bota as defesas do animal no chão — e ele morre.

Então não fumar é, além de cuidar da sua saúde, também preservar a saúde do seu animal de estimação, que sempre está ao seu lado quando você precisa de companhia.

Fonte: ANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário