terça-feira, agosto 9

HISTÓRIAS DE MALDADES E BONDADES



*Por Marise Fetter

No bairro Intercap, zona Leste da capital gaúcha, tem uma linda praça . Com muitas árvores, o pessoal aproveita para fazer caminhadas, passear com filhos e cachorros. A criançada gosta dos balanços e da gangorra. Mas o lazer de todos, há muito tempo, está ameaçado. A cada volta na praça, um sobressalto. Ela tornou-se um depositário de oferendas cruéis: galinhas mortas, cabeças de bode e até de javali. Acredite! Todas as crenças religiosas devem ser respeitadas. Só não dá para entender porque algumas precisam se nutrir do sangue de animais. A Constituição garante liberdade de culto, não de crueldade.

Outro problema constante no local: o abandono de animais indefesos. Pessoas inescrupulosas e totalmente irresponsáveis descartam, como se fosse lixo, o que um dia chegou a ser o seu “bichinho de estimação”. Cães idosos, filhotes de cães e gatos. Todos são descartáveis. Que tipo de ser humano é capaz de cometer uma maldade dessas? Mas como o mundo também é feito de pessoas bondosas e responsáveis, a cada episódio de abandono há uma mobilização para tentar resolver o problema. Muitas vezes, temos finais felizes. Uma mãezinha foi deixada em uma caixa com OITO bebês ainda de olhinhos fechados !. Acionada a rede (via internet) de solidariedade, no final da tarde a família foi recolhida pela protetora Juliana a uma casa de passagem, onde eles aguardariam por adoção. Alguns dias depois, uma filhotinha também zanzava pela rua à procura de proteção. Fiquei com ela quase uma semana. Se não fossem as minhas duas vira-latas, também recolhidas da mesma praça, certamente a teria adotado. Ela é uma gracinha! Mais uma vez a rede da bondade funcionou. A vira-latinha agora se chama Ruka foi adotada pela Ingrid, de São Leopoldo, e vive na maior mordomia! Logo depois, foi a vez de três bebês gatos serem abandonados. Foram recolhidos por mim e, pouco tempo depois, felizmente, também encontraram um lar. E quantos bichinhos, diariamente descartados, não têm a mesma sorte?

Histórias de tristezas. Histórias que emocionam. Histórias de esperanças!

*Jornalista, editora do Blog

2 comentários:

  1. Eu concordo plenamente com você em relação as ''religiões''. Pow Animais não são objetos,não são brinquedo, tampoco estão aqui para servirem deus e santos! Sou totalmente contra, o animal tem vida e merece respeito! não sou contra nenhuma religião, mas sou contra pessoas que não tem respeito por vida alheia. eu vivo perto de uma linha ferria, e sempre tem animais mortos por lá. a ultima vez que eu vi tinham 3 porquinhos da indias, lindos, mortos.. eu vou te confesar que senti um odio enorme.
    pow, o Animal tem sentimnto, merecem muito seu respeito!

    ResponderExcluir
  2. Realmente,a crueldade dos humanos é ASSUSTADORA!!
    Abraço

    ResponderExcluir