terça-feira, setembro 13

Como acostumar seu cão a escovar os dentes em 1 mês






Se você tem um bichinho “rebelde” que não gosta de escovar os dentes, olha só que dicas interessantes. Com um pouquinho de paciência, pode dar certo. Vou segui-las já que tenho muita dificuldade em escovar os dentes da Bebel e da Josefina, as minhas duas cadelas que travam uma verdadeira guerra comigo na hora da escovação.  

PROGRAMA DE HIGIENE BUCAL
É fundamental entendermos que a higiene bucal dos animais é tão importante para a saúde deles quanto é para nós. Sem higiene bucal ocorre a formação de placa bacteriana (conjunto de bactérias) na superfície dos dentes, tornando esta superfície mais rugosa e propensa ao acúmulo de cálculo dentário (tártaro). Estas bactérias, além de causarem um odor desagradável (halitose) podem causar a gengivite e a periodontite, caracterizando a 
doença periodontal. A forma mais eficiente de evitar estes problemas é através da escovação dos dentes do animal e da profilaxia dentária realizada periodicamente pelo médico veterinário. Escovar os dentes do seu animal de estimação é um ato de carinho e demonstra sua preocupação com a saúde geral dele. O início deste procedimento deve ser gradativo e com paciência, conforme descrito abaixo:

Semana 1 
Procure um local calmo, na sombra e sem maiores distrações para seu cão. Sente-se com seu cão e enquanto fala com ele e faz carinho, passe seu dedo indicador por sua gengiva. Filhotes tendem a estranhar, mas logo se acostumam. Lembre-se que a base de um bom treinamento ou condicionamento está principalmente na persistência. Comece com seções breves de 2 minutos 4x/dia por 3 dias e depois aumente o tempo para 5 minutos e continue a agradá-lo com muito carinho e alguns petiscos. Demonstre sempre seu carinho a ele.
Semana 2 
Enrole uma gaze no seu dedo ou uma dedeira com escova e repita o processo para que ele se acostume com a textura diferente. Seções de 5 minutos 2x/dia.
Semana 3 
Para realizar esta etapa, poderá ser usado um antisséptico bucal apropriado. Procure com o médico veterinário odontologista, o antisséptico mais indicado. Embeba a gaze neste líquido e passe nos dentes do seu animal logo antes de levá-lo para passear.
Este ato deve se tornar uma rotina e gradativamente melhorar a qualidade da higiene: Rotina : carinho -> escovação -> carinho -> passeio na rua.
Repita isso 2x/dia por uma semana.
Semana 4 
Substitua seu dedo e a gaze por uma escova de tamanho adequado e com cerdas macias e o antisséptico pela pasta de dentes para animais (nunca use pastas de dente de humanos, pois, esta poderá causar irritação gástrica em animais).
Repita a rotina de carinho, escovação, carinho, passeio na rua, diariamente por uma semana e mantenha uma frequência diária deste condicionamento. Oferecer biscoitos podem estimular o interesse do animal na escovação, mas use como prêmio (máximo de dois) e após as refeições do seu animal.
Observações:
Algumas vezes os cães não se acostumam com as escovas, outras os donos não se acostumam em usá-las e preferem manter a "escovação" com a gaze enrolada no dedo. Mas, a melhor escovação sempre será com a escova.
DICA SOBRE ALIMENTAÇÃO
A alimentação tem participação ativa na saúde oral. Alimentos secos e crocantes ajudam com uma “raspagem natural” e podem ajudar no combate à placa bacteriana. Todavia, isto não restringe a escovação diária. Algumas rações contém substâncias que controlam o acúmulo de cálculo dentário (tártaro), como por exemplo o polifosfato de sódio e zinco. Recomenda-se rações de boa qualidade, podendo oferecer como “prêmio” biscoitos e ossinhos artificiais. Outra dica importante sobre alimentação é manter sempre o mesmo horário para alimentar seu animal. Evite oferecer petiscos ou alimentos caseiros fora do horário.
Fonte: DentalVet Odontologia Veterinária
www.dentalvet.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário