sábado, outubro 8

BONS EXEMPLOS VALEM OURO




Ao decidir levar um bichinho para casa, pare e reflita. A família está pronta    para dar esse importante passo?
*Por VANESSA GONZALEZ
Eles são encantadores e seus olhos conseguem derreter até os mais frios dos corações. A teimosia e a insistência são armas poderosas em suas pequeninas mãos e, quando querem alguma coisa, sai debaixo.
Com tantos artifícios, muitos pais têm dificuldades em dizer não. Tudo fica ainda mais complicado quando o sentimento de culpa pela falta de tempo torna difícil diferenciar um impulso de uma decisão bem estruturada. Pais cheios de boas intenções presenteiam seus filhos com bichinhos (de verdade), e ignoram o mais básico dos princípios: a família está pronta para receber um animal de estimação?
Reflita antes de agir 
Conviver com animais é um privilégio que toda criança tem direito. Mas certamente não é ela quem deve arcar sozinha com as responsabilidades dessa decisão. Trata-se de uma vida que precisa de alimentação, cuidados médicos, carinho, conhecimento e dedicação. Os pais devem ter em mente que o papel de orientador sempre cabe aos mais experientes.
Infelizmente não é todo mundo que está apto a ter um bichinho. Se não fosse assim, não teríamos tantos animais abandonados pelas ruas. Ao desrespeitar essa máxima, muitos pais ensinam, mesmo sem querer, péssimos exemplos aos filhos.
Baseada nos Dez Mandamentos da Posse Responsável, a ONGARCA Brasil desenvolveu o Teste do Proprietário Responsável de Cães e Gatos, uma ferramenta importante para evitar equívocos e o temido abandono – um crime previsto na lei.
No Dia das Crianças ou em qualquer outra data comemorativa, seja cauteloso, evite a adoção ou pior, a compra por impulso. Dê um presente inestimável aos pequenos: amor e respeito a TODOS os seres vivos. 

Não cometa esses erros

Ser um bom pai ou uma boa mãe é dar bons exemplos. Filhos amados e bem amparados serão adultos mais equilibrados e ótimos cidadãos. Acompanhe alguns dos maus exemplos que pais desavisados dão as crianças...
Pra quê adotar? Prefiro comprar um animal de estimação... O papo pode soar politicamente correto, mas não é. Conheça um abrigo de animais, um Centro de Controle de Zoonoses de sua cidade. São milhares de cães e gatos aguardando um lar, uma nova chance, inclusive de raça. Do outro lado, o que muita gente desconhece, existem as fábricas de filhotes, onde o lucro é o único objetivo. Converse com quem já adotou um animal e pergunte sobre essa gratificante experiência.
Só quero um animal de raça! Existem muitas opções, uma mais linda que a outra, mas isso não certifica que aquele será o melhor cachorro ou gato para a sua família. Os charmosos SRDs (Sem Raça Definida) são igualmente lindos, carinhosos e companheiros. Amigos não precisam ter pedigree ou raça.
Não nos adaptamos ao animal, resolvemos doá-lo. Haverá sempre um período de adaptação e conviver com um animal sem pesar possíveis conseqüências, como um jardim revirado, bagunça ou até mesmo um sofá rasgado, só demonstra que a família não está apta a ter um bicho. Doá-lo, por não ter avaliado as possíveis consequências, é um erro seu e não do animal.
Bicho não precisa ir (tanto) ao médico. Alegar falta de tempo ou dinheiro, além de triste, é pura negligência. Existem opções, como clínicas em universidades e o projeto Veterinário Solidário, da ARCA Brasil. Mas custos de consultas, saúde e uma boa alimentação não podem ser ignorados, devem constar no planejamento.
Não temos o tempo pra cuidar dele / vamos mudar para um apartamento, ele precisa ser doado. Antes de levar o novo mascote para casa, pense em TUDO. Como dissemos, o período de adaptação é crucial e ele demandará mais atenção. Evite ao máximo ter que doá-lo por qualquer motivo. É um vida e não um sapato velho.
Ele ficou idoso e cheio de problemas, resolvemos doá-lo.Descartar um ser vivo, seja ele racional ou não, só porque ele ficou idoso é uma das maiores crueldades que o ser humano pode cometer. A terceira idade é a fase que mais precisa de atenção e carinho. Dar as costas nessa hora é uma tremenda traição – que ele NUNÇA faria com você. Lembre-se: cães e gatos podem viver 15 ou mais anos.
Não recolher a sujeira do animal na hora do passeio. Todos os donos devem fazer a sua parte, só assim teremos ruas e praças mais limpas. Já existe até brinquedo que ensina essa lição – o Rex Pum Pum da Grow é uma novidade para o Dia das Crianças que pode ser útil para muitos grandões.
A relação homem-animal é uma das mais belas que existem na natureza. Dessa convivência tiramos grandes lições e ganhamos grandes amigos. Divida essa experiência com seu filho, mas, com bastante consciência: Seja o exemplo que você gostaria de ver no mundo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário