terça-feira, outubro 4

ENTRE HUMANOS E ANIMAIS NÃO HUMANOS



*Por Ceres Faraco


No dia dos animais, gostaria de refletir sobre as relações sociais entre humanos e outros animais, a parceria entre ambos, que há não muito tempo, seria considerada uma heresia. Isto porque, os animais eram concebidos como parte do mundo somente para o benefício econômico da humanidade.
No entanto, surgiram novas sensibilidades em relação aos animais, às plantas e aos cenários naturais. O relacionamento humano com outras espécies foi redefinido, e o seu direito a explorá-las em benefício próprio se viu fortemente contestado. Nesse sentido, os últimos trinta anos foram marcados por conflitos entre visões antropocêntricas, que reduzem a atenção ao homem, e ecocêntricas, que a ampliam para o ambiente em seus múltiplos aspectos (incluindo as inter-relações entre seres vivos).
Sabe-se que as associações entre espécies atendem a procura de soluções para o que consideram o drama ecológico da vida, ou seja, sobreviver num ambiente hostil de recursos finitos e entre inúmeros outros seres vivos que buscam o mesmo. Nessa condição, a cooperação e a vida conjunta podem ser o elemento-chave para viver.
A busca de alternativas para a vida afeta a todos os animais capazes de sentir dor e prazer, lembrar o passado, antecipar o futuro e ter intenções. Estes animais, além de seres biológicos são seres biográficos, quer dizer, têm uma história de vida única. A similaridade básica entre seres vivos biográficos (humanos e não humanos) reside em serem sujeitos de uma vida, e este fato aproxima espécies e indivíduos distintos na busca de bem-estar.
Aprendemos que temos parentescos com todos os animais capazes de sofrer, mas também com todas as criaturas vivas (desde as bactérias até os grandes macacos). Formamos literalmente uma família. Quanto mais conscientes estamos destes fatos, tanto mais sentimos qualquer ameaça à vida como um assunto que nos diz respeito e nos preocupa. Esta é à base da consciência moral e que vai além da compaixão.
A história dos animais é a história da humanidade, mas necessita ser desvendada em seus mistérios: O que sabemos realmente sobre os animais? Como é o seu mundo mental? Quais são as origens de nossas relações com eles e quais são as perspectivas dessa coabitação entre espécies? Quais são os riscos que a vida com humanos oferece para nossos parceiros tão essenciais? Como compreender esse mundo compartilhado? As explicações para essas e outras dúvidas irão trazer à tona novos aspectos e permitirão enriquecer e construir perspectivas cada vez mais harmoniosas e legítimas para pessoas e demais animais.





 *Profa Dra Ceres Berger Faraco,
Clínica de Comportamento Animal
Médica Veterinária - Doutora em Psicologia
Professora da FACCAT/RS
Presidente da AMVEBBEA
ceres.faraco@pq.cnpq.br
www.amvebbea.com.br
www.psicologiaanimal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário