sexta-feira, outubro 14

Estou grávida e tenho gato...E agora?

Cuidados especiais e higiene derrubam qualquer preconceito


  Bem, agora você aproveita para deixá-los ronronar próximo a sua barriga…
Sim!  O ronronar dos gatos nos acalma, tranquiliza, transmite sensações de paz e ainda diminui a pressão arterial. Ao invés de pensar em colocar o bichano para fora de casa e da sua vida, aproveite para estudar a respeito, afinal você será mãe. E a educação pelo meio ambiente e respeito aos animais inicia-se em casa.

Mas, e a toxoplasmose?
De maneira simplificada e com uma linguagem acessível a todos, faz-se necessário compreender algumas questões, como por exemplo, que a toxoplasmose pode ser mais facilmente transmitida através da ingestão de carnes cruas ou mal passadas, legumes, frutas e verduras mal lavados e leite não pasteurizado.
A preocupação maior com os gatos está relacionada à suas fezes.  Deste modo, ao manusear a terra de hortas e jardins, deve-se utilizar luvas, pois além do seu gato, outros gatos podem ter defecado por ali. O mesmo deve ocorrer ao realizar a troca da areia da caixinha de seu gato, SEMPRE COM LUVAS, e posterior higienização adequada das mãos.
As fezes devem ser retiradas diariamente, pois o tempo de exposição (no ambiente) também está intimamente relacionado aos riscos. Um cuidado que sempre indicamos, independente de estar grávida ou não, ou da espécie em questão é que as mãos sejam lavadas após o contato direto com os animais, não levar as mãos a boca durante o contato, e higienização dobrada durante o preparo de alimentos.  Ou seja, basicamente os cuidados estão diretamente relacionados à higiene e limpeza. E se mesmo assim você não se sentir segura, peça para outra pessoa cuidar da caixinha de areia de seu gato, durante a gestação.

E o meu cão, pode me transmitir toxoplasmose?
Não! Não há com que se preocupar.  A única forma de você contrair toxoplasmose de outros animais é através da ingestão dos mesmos. (carne crua ou mal passada)

Toxoplasmose realmente traz riscos para o bebê?
Alguns problemas podem ocorrer com o feto, principalmente nos três primeiros meses de gestação, quando a gestante adquire toxoplasmose nesta fase. Ou seja, se você NUNCA teve contato com gatos, não é aconselhável que comece a ter (justamente) durante este período. Porém, se você já tem um gato há algum tempo, não há com que se preocupar.  Os humanos, assim como os próprios gatos desenvolvem imunidade.  Deste modo, os gatos que contraíram toxoplasmose, o que ocorre principalmente por ingestão de carne crua, e durante caças, irão eliminar oocistos através das fezes por no máximo 14 dias após a 1ª exposição ao parasita. Porém, APÓS ESSE PERÍODO É BEM POUCO PROVÁVEL QUE O GATO ELIMINE NOVAMENTE.

Medidas Preventivas:
Utilize luvas ao mexer com terra, jardins, areias
Higienização adequada e regular das mãos
Limpeza regular das caixas de areia do gato
Ao mexer com fezes de gatos durante a gestação, utilizar materiais de proteção, como máscaras e luvas
Cuidados durante o preparo dos alimentos
Não ingerir legumes, frutas e verduras mal lavados
Não ingerir carnes cruas ou mal passadas
Ingestão de leite pasteurizado
Não fornecer carnes cruas ao seu gato
Cuidados com higiene, limpeza e saúde de seu gato
Evitar acesso do gato a rua


Curta seu gatinho sem culpa, é bem provável que ele se torne também um grande amigo do seu bebê!

FONTE: web.cursoszooterapia.com.br
*Fotos retiradas da Internet 

Nenhum comentário:

Postar um comentário