segunda-feira, outubro 24

A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA O CÃO E GATO




*Por Joice Peruzzi

Os animais, assim como nós, mantêm um ciclo de atividades arranjado ao longo do dia: dormir, comer, brincar, passear, higiene, carinho. No entanto, os animais de estimação têm esses horários controlados pelos seus tutores, que muitas vezes não têm rotina nenhuma no seu dia a dia. Será que isso é bom para eles?
Os pets, em especial o cão e o gato, tendem a se adaptar facilmente às mudanças que impomos a eles, mas alguns parâmetros devem ser mantidos para garantir seu bem-estar. A rotina de atividades é muito importante na vida de qualquer animal, pois traz segurança no seu nível mais básico de convivência, que é na sua casa, com seu tutor.
Em cães, é importante manter horários de alimentação, de saídas para urinar e defecar e de atividade física (brincadeiras ou passeios). Nos gatos é um pouco diferente, pois a alimentação fica à vontade e eles decidem o horário de comer, mas a rotina no caso deles diz respeito à consistência de atividades diárias, ou seja, todos os dias o dono irá brincar com ele, dispensar alguns minutos para carinho e convivência com ele.
Para a maioria dos animais isso é suficiente, mas para animais ansiosos e/ou inseguros, a rotina faz parte de uma intervenção maior para melhorar o comportamento deles. Nesses casos, é necessário manter uma rigidez nos horários das atividades diárias, com uma agenda pré-estabelecida, com o intuito de trazer uma sensação de segurança e bem-estar na sua base diária. Devemos sempre pensar que o animal é um ser totalmente dependente do seu tutor e é assim porque os domesticamos para esse intuito. Por isso alguns esforços por nossa parte são necessários para manter o seu conforto e bem-estar.

* Médica Veterinária
Comportamento de cães e gatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário