segunda-feira, novembro 14

DICAS


PULGAS: PROBLEMA SÓ NO VERÃO?
*Por Andrea Nagelstein
É nessa estação que os proprietários de cães e gatos se deparam com uma grande infestação de pulgas e a dificuldade de controlá-la.
O ciclo da pulga apresenta 4 estágios: ovo, larva, pupa e adulto. No animal encontramos a forma adulta (a própria pulga),enquanto que as demais formas são encontradas no ambiente.
A temperatura 27º░C e 80% de umidade ambiental são a largada para a transformação da forma de pupa para a de adulta. É por isso que no verão visualizamos mais pulgas, mas não que estas não existam em outros estágios.
As formas jovens (ovo, larva e pupa) estão, na fresta do piso, no carpete...só esperando um calorzinho para completar o seu ciclo!!
O erro maior é quando o proprietário, acreditando que no inverno não há tanta pulga, não realiza um adequado controle destas. Este animalzinho, no verão, estará bem mais infestado comparado a outros que receberam um bom controle nas estações mais frias.
Ao se deparar com uma grande infestação, o proprietário deverá procurar no mercado PET um produto bom e de fácil aplicação, observando as indicações do medicamento (peso, espécie de animal, intervalo de banhos..).Concomitantemente, deve ser realizado um controle ambiental com produtos específicos para eliminação de formas imaturas de pulgas .Os produtos para uso ambiental são geralmente tóxicos, devendo respeitar todas as indicações contidas no rótulo. Todos os animais da casa  também devem receber o antipulgas tópico.
Muitas vezes, apenas uma aplicação tanto no animal como no ambiente, não é suficiente para eliminá-las totalmente, devendo assim realizar pulverizações quase que mensais juntamente com as aplicações de antipulgas nos animais.
No verão, o melhor controle se faz mensalmente.
Após o restabelecimento de um status de controle observamos que os produtos começam a durar mais. Mas não podemos cair na ilusão de que no inverno não há pulgas ou que pelo fato da casa ser aparentemente limpa não haver pulgas...Pulga é uma praga! Podemos trazer formas jovens para dentro de casa através de calçados.
Então para proteger seu pet de diversas doenças transmitidas pelas pulgas (DASP ou DAPP,Anemias..) nunca deixe de realizar um controle adequado tanto nele quanto em seu ambiente. Peça uma orientação para o seu veterinário de confiança.
NÃO DEIXE QUE ESSE PARASITA TÃO PEQUENO SE TORNE UM PROBLEMA TÃO GRANDE!
*Médica Veterinária
www.pelepet.blogspot.com

Um comentário: