domingo, novembro 27

PERGUNTE À VETERINÁRIA

Alergias aumentam nas estações mais quentes do ano?

Dúvida da leitora Márcia Araújo-Porto Alegre

É nessa época que aumentam as queixas dermatológicas nos consultórios veterinários. Isso se deve a diversos fatores: calor, exposição à ambientes externos (sol, ectoparasitas grama....).O clima é convidativo para viagens para campo, praia, serra...As atividades físicas aumentam. E com isso, aumenta o calor corporal e a ansiedade (no sentido de atividade). A pele tende a ressecar mais, perde liquido ficando mais exposta a alérgenos  e infecções. Por isso é essencial que seja intensificada a hidratação tanto pela ingestão de água como através de produtos hidratantes, umectantes e emolientes aplicados na pele de nossos pets através de banhos para assim tornar a pele mais resistente nessas estações. Também aumenta a proliferação de pulgas e carrapatos nessa estação. Então é essencial que o antiparasitário seja aplicado regularmente e, dependendo do animal (se for mais alérgico), um esquema rigoroso de aplicações tópicas com intervalos menores, orientado pelo veterinário, seja preconizado.
DICAS:
Mantenha a pelagem do cão e gato mais baixa nas estações mais quentes. Com exceção de algumas raças que não devem ser tosadas (por exemplo, chow chow, samoieda, spitz alemão..)

Mantenha o antiparasitário regularmente

Evite banhos quentes demorados e a esfregação da pele com esponjas ou escovas ( massageie com suas mãos suavemente a pele do animal).

Utilize produtos hidratantes em banhos mais frequentes.

Água sempre fresca à disposição

Evite exposição direta ao sol. Utilize protetores solares orientados pelo veterinário

Não leve seu pet para a areia da praia e mar
Com certos cuidados seu pet curtirá a estação sem danos para sua saúde e pele
E ficará agradecido com certeza!

Dra. Andrea F. Nagelstein
Se você tem alguma dúvida sobre problemas de pele em seu pet, escreva pra gente . A dra. Andrea  terá o maior prazer em responder. O e-mail é este: voce.eseupet@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário