quinta-feira, dezembro 15

A polêmica sobre o minizôo de Porto Alegre

É preciso bem mais do que a justificativa
da curiosidade e do deleite humano
para  a manutenção de um zoológico
A discussão sobre o minizôo da Redenção não pode se fundamentar em justificativas passionais.
Há, antes de mais nada, questões econômicas, estruturais, educacionais, conservacionistas, éticas e morais, embasadas em argumentações técnicas, científicas e jurídicas, que passam distantes do mero deleite ou curiosidade sem propósito e sugerem o seu fechamento imediato:

Questão Econômica
É necessária uma reavaliação do uso dos recursos públicos empregados em uma atividade que perdeu sua razão de ser com o agravamento dos problemas ambientais que afligem nossa sociedade. A manutenção do minizôo subtrai recursos importantes dos cofres públicos que poderiam ser investidos em recursos/atividades ambientalmente corretos.

Questão Estrutural
Sua infraestrutura foi reprovada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, sem falar nas agressões perpetradas contra os animais e na altíssima insalubridade do local, reconhecidamente um dos pontos de maior poluição sonora e do ar da capital gaúcha.

Questão Educacional
O que se espera que as pessoas - em especial as crianças - aprendam visitando zôos? O que elas realmente aprendem?
“Dar às crianças a mensagem de que podemos dispor arbitrariamente do Outro, dos "diferentes", de sua liberdade e bem-estar, só pelo "direito da força" e objetivando nossa satisfação egoísta, é preparar gerações sem compaixão, sem respeito à vida e à diversidade, adultos que coisificam os demais”. (Mariléa de Castro, educadora).

Questão Conservacionista
A conservação da fauna exige bem mais do que apenas fazer nascer um indivíduo e deixá-lo “guardado” em cativeiro, sem que possa desenvolver seus hábitos sociais e naturais entre outros da mesma espécie, em um habitat natural, para reproduzir e fazer parte do nicho ecológico: manter um animal nas condições em que são mantidos nos zoológicos não tem sentido. Sem falar que os animais mantidos no referido zoológico não estão em listas de extinção.

 Questão Ética
A sociedade avança, cresce, discute e formula novos conceitos e normas morais através das quais regula sua conduta.
Os animais não são mais considerados simples objetos, eles passaram a integrar a comunidade moral, e como membros dessa comunidade, devem ter seus interesses atendidos e seus direitos respeitados.

* MariaLuiza, Presidente do Movimento Gaúcho de Defesa Animal
  





Nenhum comentário:

Postar um comentário