sábado, janeiro 14

A COR DO PRECONCEITO

Gato preto dá sorte
Existem muitas superstições maldosas em relação aos gatos pretos. Basta prestar atenção nas pessoas com quem você convive que certamente terá alguém que, ao cruzar com um gato preto se benze, pede proteção, bate na madeira etc. Estas crendices populares baseiam-se na ignorância de um período macabro da história da humanidade e, por que não dizer, dos gatos também.

Os lindos felinos de pelagem preta brilhante viveram a glória no Antigo Egito, tempo em que eram reverenciados como deuses. Mas no período da inquisição seu reinado despencou. Estes animais eram associados a bruxarias e por isso muitos foram atirados nas fogueiras juntamente com as supostas bruxas. A pelagem escura também era associada a coisas das trevas e demoníacas.

Infelizmente estas crendices insanas ultrapassaram séculos e ainda insistem em assombrar a vida destes adoráveis felinos. Eles são alvo de preconceito e são estigmatizados apenas por possuírem a pelagem preta. Nos abrigos e ongs, gatos pretos são os menos procurados por adotantes, e muitos passam a vida inteira sem encontrar uma família. Além disso, ainda existem rituais abomináveis que são praticados no mundo todo, onde o gato preto é utilizado. Nos Estados Unidos, por exemplo, no período de Halloween, as ongs suspendem a adoção destes animais para evitar que sejam usados em rituais macabros de sacrifício.

Basta ter um pouco de discernimento para perceber o quão absurdas estas crendices são. Se você olhar nos olhos de um felino preto imediatamente sentirá o quão doce e meigo ele pode ser. Quem nunca teve um gato preto não sabe a sorte que está perdendo! Afinal eles são tão amáveis e carinhosos quanto os amarelos, os cinzas, os brancos… Infelizmente alguns seres humanos ainda não aprenderam que não se julga ninguém pela sua cor…

Para ler mais curiosidades sobre o assunto acesse o yahoo notícias e o blog gata preta

Veja também as dicas de segurança para os animais durante o Halloween anunciadas pela ong Peta.



Fonte: Oba Floripa

Nenhum comentário:

Postar um comentário