terça-feira, março 13

LATIDOS EXCESSIVO-parte 1

*Por Bruno Leite
cachorro latindo anti latido
Cães que latem excessivamente quase sempre são um transtorno para os proprietários e seus vizinhos. Nesta série de três artigos,  vou abordar as causas mais comuns de latidos em excesso,  como preveni-los e o que fazer para amenizar quando o problema já existe.
Quase sempre, três fatores em conjunto geram os latidos excessivos: condicionamento, faro pouco estimulado e falta de estimulo físico e psicológico.  Neste primeiro artigo abordaremos os cães que latem demais por que foram condicionados a isso.
Desde filhote o cão aprende a usar o latido como forma de comunicar-se com a mãe, irmãos e humanos. Muitas vezes, o latido é apenas uma exigência de atenção, como bebês,  que choram quando querem a presença da mãe. Cães são animais de bando e não costumam ficar completamente sozinho quando em matilha, na natureza, por isso ficam tão ansiosos quando estão separados de sua família.
O que fazer para evitar e corrigir:
Desde filhote o cão deve ser desestimulado a ter presença de humanos toda vez que latir,  isso deve ser feito os ignorando nesse estado, dando atenção e carinho apenas quando conseguir alguns minutos de silêncio. Esse exercício pode ser feito também para reabilitar cães adultos que já latem em excesso. Ignorar significa não olhar, não tocar e não falar. Portanto, dar broncas no cão por ele estar latindo só pioram as coisas, pois o que ele está querendo é atenção e quando recebe a bronca a terá conseguido. Também não se deve usar barulho ou qualquer outra punição humana, isso só aumenta ainda mais a ansiedade gerada pela separação. Jamais agrida seu cão, além de causar danos psicológicos quase sempre irreversíveis, ele pode tentar reagir.
Alguns cães podem se condicionar a latir para afugentar pessoas. Acontece com cães inseguros ou com dominância territorial, estes casos costumam ser mais esporádicos e pelo risco de mordida, a reabilitação de um cachorro adulto deve ser feita por um profissional em comportamento canino. Para evitar que filhotes desenvolvam este tipo de latido (se desejado), basta não recuar toda vez que for enfrentado pelo filhote e encará-lo sem desviar olhar, até que ele desvie ou recue, faça esse exercício sem falar, apenas olho no olho e postura de líder. Lembre-se que isso só deve ser feito com filhotes cuja mordida não configure uma ameaça física.
No próximo artigo, abordaremos os latidos excessivos por faro pouco estimulado, que acomete 100% dos cães que latem demais e falaremos das raças com mais propensão genética para serem latidores áudio-visuais.


*Bruno Leite | O Terapeuta de Cães
Psicologia Canina & Adestramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário