quinta-feira, abril 5

CURIOSIDADE

Espécies em extinção

10% das borboletas da Europa estão ameaçadas

A destruição de áreas verdes é a principal causa da ameaça para as borboletas na Europa
 (Foto: Marcelo Ozório)
Um relatório publicado pela revista “Nature Conservation” apontou que 29 espécies de borboletas da União Europeia estão ameaçadas de extinção. De acordo com o estudo, as borboletas do continente estão sob ameaça constante. Cerca de 10% de todas as espécies correm risco de desaparecer. Indicadores mostram que ocorreu uma queda de 70% na população de 17 diferentes espécies nos últimos 15 anos.
A principal causa está na destruição de áreas verdes, em sua maioria transformada pela agricultura. Segundo a publicação, as borboletas são importantes indicadores de qualidade do meio ambiente, já que respondem rapidamente a possíveis alterações do habitat. A existência desses insetos garante a sobrevivência de outros seres que fazem parte da biodiversidade europeia.
Guia de orientações
A publicação partiu de um guia de orientações lançado por uma organização ambiental da Europa. Ele trata sobre maneiras de como preservar espécies de borboletas que vivem no continente. A partir do lançamento do guia, os países-membros terão a responsabilidade de fornecer informações sobre como proteger os insetos, além de definir e cumprir metas internacionais de biodiversidade.
O documento detalha informações sobre cada inseto, as exigências para conservar seus habitats e plantas utilizadas pelas borboletas como local para desova e alimentação.
Fonte: 360 Graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário