sábado, maio 12

CUIDE BEM DO SEU "VOVÔ"


Cães idosos demandam cuidados especiais
*Por Ceres faraco
Assim como acontece com os humanos, os cães também chegam à terceira idade, período da vida em que passam a demandar cuidados especiais. Pesquisas indicam que hoje 40% dos cães atingem a velhice. O tamanho dos animais é determinante para sua longevidade: os de raças menores tendem a envelhecer mais devagar, devido ao seu metabolismo. Nestes casos, é comum que eles cheguem à terceira idade entre 9 e 13 anos. Ao passo que um cão de grande porte envelhece dos 6 aos 9 anos. Mas, de maneira geral, pode-se dizer que um cão começa a envelhecer aos 7 anos de idade.
Desse período em diante é que os proprietários devem ficar atentos quanto às mudanças de hábito e saúde dos animais. Uma das indicações é visitar o veterinário semestralmente para iniciar um hábito muito comum entre os humanos: a prevenção.
Com ela é possível identificar e tratar os males que mais frequentemente afetam os animais: a insuficiência renal crônica, a insuficiência hepática, diabetes, câncer e insuficiência cardíaca.
No que diz respeito à nutrição, no cão idoso o metabolismo basal e a massa muscular diminuem, bem como as necessidades energéticas. Existe ainda uma maior necessidade de proteína na dieta dos cães a fim de preservar sua massa muscular. Outro problema comum é a obesidade, que pode e deve ser controlada a partir de uma dieta específica para este fim.
Os proprietários de cães idosos também devem ficar atentos à saúde bucal de seus animais, pois o tártaro dentário tende a acumular-se entre os dentes e as gengivas causando a periodontite ou doença gengival.
E o que fazer para facilitar a vida do cão idoso? Evite mudanças radicais do mobiliário, hábitos e horários, pois com o passar do tempo a visão e a audição vão ficando menos aguçadas. O animal adapta-se perfeitamente a mudanças graduais, mas se forem súbitas, podem causar um profundo stress e aumentar o risco de doenças. Com a diminuição dos sentidos, ele pode vir a ficar mais temeroso e dependente de você.
*Ceres Faraco é clínica de problemas de comportamento em cães e gatos, veterinária e doutora em Psicologia, diretora científica do Instituto de Psicologia Animal (IPA), presidente da Associação Brasileira de Bem-Estar Animal (AMVEBBEA) e professora do curso de Psicologia da FACCAT.




Nenhum comentário:

Postar um comentário