sexta-feira, maio 11

DICAS



Saiba quais são as dúvidas mais comuns sobre o pós-parto de cadelas e os cuidados com os filhotes e mãe. Saber o que se passa, o que é normal acontecer, conhecer os sintomas e imprencidivel para qualquer criador.


Desmame


Os primeiros dentinhos começam a apontar por volta dos 20/25 dias de vida. É neste ponto que deve começar a transição para a alimentação definitiva dos filhotes. Essa transição deve ser feita com calma para que os filhotes se acostumem com o novo alimento. Durante 15 a 20 dias, mesmo os filhotes alimentando-se de ração, é comum que a mãe ainda amamente algumas vezes por dia.
Para o desmame, procure oferecer papinhas de desmame para filhotes ou rações próprias para filhotes em forma de papa (amolecida em leite ou água morna), 3 a 4 vezes ao dia.
Na fase de desmame é altamente contra-indicado retirar todos os filhotes de uma vez. Isso porque o organismo da cadela, não tendo a cria para mamar, poderá fazer com que o leite se acumule e "empedre". Este processo pode causar a mastite.
Após o início do desmame é esperado que as tetas sequem sozinhas, devido à baixa estimulação dos filhotes. Caso isso não ocorra, uma boa dica para ajudar no processo é diminuir a quantidade de comida oferecida à fêmea. NÃO dê remédios para secar o leite por conta própria.

Tenho 2 cadelas em casa. Uma deu cria a 4 filhotes. Notamos que a outra apresentava as tetas cheias de leite. Com medo de que o leite empedrasse, pegamos 2 filhotes e colocamos junto com a que não havia parido, essa outra passou a tratá-los como cria sua. As 2 ficam no mesmo quintal. O problema é que a mãe verdadeira quer o seu filhote de volta. Por isso tem ocorrido violentas brigas. Os filhotes tem 30 dias. O que devo fazer?

R: Com esta idade você já deve desmamá-lo e separá-los das fêmeas para evitar mais transtornos.


Meu filhote tem 25 dias e sua mãe não deixa mais ele mamar, estou dando goldem filhotes misturado com um pouco de água, faço uma papinha e dou, gostaria de saber se dando esta papinha é necessário dar água também já que no leite materno há todos os nutrientes e nessa papinha acredito que não.

R: Sim. A partir da introdução da ração deve-se incentivar o consumo de água, caso o filhote não aceite deve-se incrementar a água na mistura com a ração.


Vermífugos, Vacinas e o novo lar

Após quanto tempo do nascimento posso dar vermífugo aos filhotes? A mãe deve tomar também?

R: O ideal é fazer um exame de fezes da ninhada com 15 dias e dar o vermífugo indicado pelo veterinário tanto para a ninhada quanto para a mãe. Repetir o mesmo tratamento de 15 em 15 dias. O importante é que o novo proprietário deve seguir a orientação de veterinários, ou acompanhamento com exame de fezes para novas vermifugações, na impossibilidade fazer sempre dose e reforço a cada 2 meses até a idade de 6 meses depois a cada 4 meses.


Qual a idade mínima que um filhote deve ter para a 1ª dose de vacina?

R: A primeira dose da vacina deve ser dada após a 2ª vermifugação da ninhada. Recomenda-se que não sejam vacinados filhotes fracos e/ou que apresentem vermes. O mais comum é que a primeira dose seja dada a partir dos 40/45 dias de vida. O mais importante é que a vacina seja dada por um veterinário.


Qual a idade certa para separar a mãe dos filhotes e quando posso entregá-los para seus futuros donos?

R: Idealmente, os filhotes só deveriam deixar o lar de origem com 60 dias, mas é aceitável que os filhotes possam ser entregues aos novos proprietários após a vacinação, com no mínimo 45 dias. Antes desta data é altamente contra-indicado e cruel com o filhote separá-lo da mãe.
Lembre-se: entregue seu filhote ao novo proprietário como você gostaria de receber: saudável e pronto para fazer parte da sua família. Não se deve, de maneira alguma, entregar um filhote ao novo proprietário caso ele apresente qualquer tipo de sintoma estranho e que possa sugerir que precise de cuidados. A ninhada é de SUA responsabilidade.

Fonte: http://www.dogtimes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário