segunda-feira, maio 7

O MUNDO DOS LATIDOS VIRTUAIS



As oportunidades e a intensificação de modelos em plena evolução e crescimento
*Por Jefferson Braga
Pois bem, o mercado nacional está demonstrando um vigor agradável e fundamental para a consolidação do Brasil como importante ator no cenário global. Isso abre margem para novas oportunidades e intensificação de modelos em plena evolução e crescimento.
Um dos negócios que têm crescido no mundo, de maneira geral, é o comércio eletrônico. Por aqui, com o aumento significativo do acesso à internet, começamos a ter posição de destaque nessa categoria. O segmento Pet também está nesse barco. Temos empresas físicas e outras apenas virtuais que já possuem tempo de vida e experiência nessa modalidade.
Investir em comércio eletrônico requer estrutura bem montada e bastante organizada para que sejam cumpridos os prazos indicados. Imagine que se a empresa vendedora for desorganizada e precisar contar com frequência com entregas expressas para cumprir o combinado, quanto isso geraria de custo adicional? Esse é o calcanhar de Aquiles de muitas empresas desse tipo de negócio, mesmo de outros segmentos.
Por aqui, muita gente já se consagrou e outros naufragaram. Tive oportunidade de acompanhar projetos em que investidores queriam efetivar rapidamente essa vertente em paralelo ao projeto físico. Posso assegurar que não é fácil porque um projeto físico tem a fase de estabilização da operação que requer energia e foco. Realizar ambos ao mesmo tempo não é tarefa fácil. Na minha opinião, ainda há espaço para crescimento dessa modalidade, mas com cautela, organização e sem loucuras.
Hoje, muitos consumidores visitam esses sites de compras e depois as lojas físicas, mesmo que de outras empresas e acabam atuando muito forte no quesito preços e isso traz um sabor amargo ao varejo que ganha uma pressão extra por comparação que nem sempre é possível de ser acompanhada.
Outra ferramenta do mundo virtual que tem sido bastante usada e, em algumas situações, de maneira duvidosa, é a adesão aos sites de compras em grupo. As táticas de oferta de produtos e serviços precisam passar por um crivo profundo para que não se tornem cupons de prejuízo, e sim geradores de novos negócios.
Algumas empresas oferecem itens que não comportam o patamar de desconto oferecido ou até mesmo comprometem a qualidade de serviços pela metodologia da oferta. É a história do modismo: “tenho que entrar nessa também.”
Todas as ações de vendas e divulgações devem compor um plano maior, um planejamento que pode e deve ser ajustado com o passar do ano. Infelizmente, na cabeça de muitos empresários do mercado Pet, o que importa é divulgar, “fazer marketing”, sem que tenham a noção clara do que isso significa e ainda vou além, sem saber se estão preparados para entregar o que querem divulgar.
Voltando ao assunto de compras coletivas, o objetivo dessa ferramenta é divulgar a empresa e atrair novos clientes, e não queimar a imagem com quem já é cliente ou até mesmo os novos em potencial. Este é um meio que deve ser considerado no planejamento, porém, ainda nesta fase, analisado em sua extensão, se encaixa e conduz aos objetivos desejados.
O desafio real para o sucesso no mercado virtual é fazer com que as empresas do nosso mercado se aprofundem em sua profissionalização para trabalhar com eficiência e eficácia as possibilidades que se desenham no horizonte.
Antigamente nós comentávamos que do boi não se aproveitava apenas o mugido, pois agora, até em programas para celular se comercializa o mugido, o miado e o latido; diga-se de passagem, que o latido virtual é bem lucrativo para os seus criadores!

*Jefferson Braga é consultor sênior e diretor da PetCon$ult
Facebook: PetConsult Consultoria
www.petconsult.com.br




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