terça-feira, maio 8

O profissional correto para o seu cão


Adestramento ou comportamento?
*Por Joice Peruzzi

Não há dúvidas que o comportamento canino está na moda: programas de televisão, livros e cursos são cada vez mais comuns e cresceu muito o número de profissionais atuando na área. São diversos tipos de serviços oferecidos: consultas comportamentais, passeios, adestramento, creche, etc.
Com tantas opções, muitas vezes o tutor não sabe quem procurar para seu caso e há uma confusão de abrangências de cada área. Para entender isso, precisamos compreender os termos e as atividades de cada profissional.
Clínica comportamental: também é conhecida como etologia clínica, terapia comportamental e psicologia animal. Normalmente desempenhada por médicos veterinários, que são os únicos capacitados a fazer uma avaliação geral do animal, já que muitos problemas comportamentais decorrem de problemas clínicos.
O clínico comportamental faz uma avaliação do caso, buscando entender as motivações para o comportamento em questão. Normalmente, atendem cães e gatos, cavalos e/ou animais silvestres. Como parte do tratamento, são utilizadas mudanças no ambiente, mudanças no manejo, treinamentos específicos, medicações e/ou terapias alternativas (homeopatia, florais, acupuntura, fitoterapia, feromonioterapia, dietoterapia).Além disso, se a causa for clínica (como dor, endocrinopatias e distúrbios neurológicos) é realizado o tratamento específico.
Cachorro em treinamento de Agility
Adestramento: é o ensino de comandos para o animal, como senta, deita e fica. Pode ter fins de esporte (agility, schutzhund), guarda, pastoreio e propagandas. Além disso, em casos individuais podem ser ensinados comandos para situações específicas, como não sair pelo portão quando aberto e não puxar o dono no passeio.
Passeios: profissionais contratados para passear com seu cão, em matilha ou individualmente.
Passeadores de cães são profissionais cada vez mais constantes nas cidades
Creches: espaços onde os cães ficam soltos, interagindo entre si.
É importante salientar que o adestramento pode fazer parte da terapia comportamental implementada como treinamentos específicos para o cão, sempre visando o controle do dono e o adestrador como facilitador do processo. Além disso, em alguns casos são indicados passeios e creche como parte do tratamento.
Creche: um bom local para interagir com a espécie
Muitas vezes, um problema comum e simples pode mascarar uma condição patológica do cão. Por exemplo, cães que latem em excesso podem fazê-lo por diferentes causas e somente a correção do latido (treinamento) não é suficiente para controlá-lo se estivermos tratando de um cão que late por medo, porque é ansioso ou hiperativo. Mais ainda, treinamentos aplicados indiscriminadamente, sem avaliar a situação específica de cada cão, podem agravar o quadro.
Sem dúvida, o cenário ideal seria a integração de todas as áreas, facilitando o processo para os tutores, garantindo o bem-estar dos cães e a boa integração entre o cão e a família da qual faz parte.


*Médica Veterinária Homeopata CRMV-RS 10379
Comportamento de Cães e Gatos
(51)97266557
www.comportapet.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário