sexta-feira, junho 29

LATIDOS EXCESSIVOS


*Por Bruno Leite

Neste terceiro e último artigo da série “Cães com Latidos Excessivos”, abordaremos uma causa muito comum para o excesso de latidos em cães; a frustração decorrente do acúmulo de energia.
Como citei no artigo “Caminhar é preciso…”, o cão em seu habitat natural caminha, em média, 8h a 12h por dia, atrás de comida e água, natural que se sinta extremamente preso num apartamento, quintal ou até mesmo num sitio. Esta falta de estímulo o deixa frustrado, o que gera ansiedade no nosso amigo. O cão não sabe lidar internamente com essa ansiedade, consequentemente, exterioriza isso de varias formas, como destruição de objetos, lambeduras excessivas, automutilação, hiperatividade, comportamento obsessivo com objetos e pessoas e, claro, latidos excessivos.
O latido advindo da frustração é uma válvula de escape da ansiedade, como alguém que chega se estressado do trabalho e bate num saco de areia para aliviar a tensão. No caso de um cão com energia acumulada, tudo é motivo de latido: movimento de pessoas, barulho, outros animais etc.
Como evitar e corrigir este problema:
Cães os são 24 horas por dia e 365 dias por ano, portanto, você tem que caminhar com seu cachorro todos os dias, de domingo a domingo, de preferência mais de uma vez ao dia, com vigorosas caminhadas que variam de 20 minutos a 1 hora por passeio, dependendo da idade, porte e nível de energia do seu amigo. Uma boa caminhada, que gere relaxamento, como descrito no artigo “Caminhar é preciso…”, é um excelente misto de desafio psicológico e físico que transformará seu amigo num cão equilibrado, saudável e feliz.
Além da caminhada, que é o mais importante para o equilíbrio de seu cachorro, é importante que você tire aproximadamente 20 minutos do dia para brincar com ele. Pegue um brinquedo que ele goste e jogue para ele, ou esconda para que ele procure. Use sempre muitas palavras de incentivo e carinhos físicos durante as brincadeiras.
Chega ao fim nossa série “Cães com Latidos Excessivos”, espero com ela ter esclarecido algumas dúvidas dos leitores a respeito desse problema que tanto incomoda e é motivo de briga entre vizinhos.
Lembre-se, não use ferramentas que apenas inibam o latido, como “coleiras anti-latido”, como vimos, o latido advêm da ansiedade, e qualquer evento que apenas interrompa o latido, principalmente choque, jatos e barulhos só vai gerar mais ansiedade em seu cão, o tornado infeliz e desequilibrado para o resto da vida.
*Bruno Leite | O Terapeuta de Cães
Psicologia Canina & Adestramento
Acompanhe os outros artigos da série Cães com Latidos Excessivos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário