quinta-feira, julho 12

Cachorro e gato fazem bem pra saúde!


Animais de estimação podem reduzir taxas de infecção em bebês

Crianças que crescem com gatos e cachorros em casa têm maiores chances de terem menos infecções respiratórias durante o primeiro ano de vida.
Pesquisadores finlandeses acompanharam 397 crianças desde sua gestação até elas completarem um ano de idade e descobriram que dentre os participantes, bebês que viviam em casas com cachorros tiveram 31% menos infecções e sintomas do trato respiratório, 44% menos infecções de ouvido e receberam 29% menos receitas de antibióticos.
O contato com gatos também foi associado a menos infecções, mas o impacto foi consideravelmente menor. Crianças que tinham gatos como animais de estimação receberam 2% menos prescrições de antibióticos.
“Nós especulamos que talvez os cães possam trazer sujeira ou terra para dentro de casa, e assim o sistema imunológico pode ser fortalecido, ou talvez seja algo dos próprios animais”, explica a pesquisadora Dra. Eija Bergroth, do hospital da Universidade Kuopio.
“De acordo com os nossos resultados, não há motivo para ficar com medo de contato com animais ou evitá-los”, afirma a pesquisadora. Muitos pais se preparando para ter filhos podem tentar criar um ambiente extremamente higiênico, mas essa pode não ser a melhor opção, já que assim, o sistema imunológico do bebê não será desafiado.
O estudo está de acordo com outras pesquisas da área que mostram que crianças expostas a ambientes limpos demais correm mais riscos de desenvolverem alergias e asma.

Fonte: Live Science 


Nenhum comentário:

Postar um comentário