sexta-feira, julho 13

ENCONTRO REÚNE CIMARRONEIROS

Foto: Halder Ramos/Divulgação/CP



O Parque Gaúcho de Gramado promove amanhã e domingo o 2 Encontro Brasileiro e Uruguaio de Cimarroneiros e a 1 Exposição Oficial da Raça Cimarron, que deve receber 50 exemplares da espécie. Estão programadas palestras dos especialistas Claudio Gluck, Gustavo Rodriguez e Adrian Blanco. Além de palestras e oficinas com técnicos uruguaios, o encontro ficará marcado também pela fundação da Associação Brasileira de Criadores de Cimarron Uruguaio. Especialistas realizarão exames para confirmação de animais da raça que não possuem registro.

Com foco no resgate de raças crioulas, o Parque Gaúcho de Gramado trabalha pela preservação do cão Cimarron, que quase foi extinto. Também chamado de cachorro crioulo, o Cimarron é descendente direto dos cães trazidos pelos espanhóis e portugueses. No final do século XVIII, a economia principal da região Sul era a exploração do couro bovino. Sem aproveitamento, a carne ficava atirada no campo.

Em virtude da abundância de alimentação, o número de cães "Cimarrones" foi aumentado em grandes proporções, causando transtornos à população. Por ordem do vice-rei, Marquês de Loreto, no ano de 1.792, foram mortos mais de 300 mil cães. Cada orelha era recompensada com uma quantia em dinheiro. Apesar da matança, algumas fêmeas com seus filhotes conseguiram se esconder nas matas. O resgate da raça, que voltou ao estado selvagem, foi promovido por criadores na Serra de Rocha, situada ao Norte do Uruguai.

FONTE: JORNAL CORREIO DO POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário