quarta-feira, agosto 29

Informe-se sobre a leishmaniose


WSPA apoia Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose



Aconteceu de 6 a 10 de agosto, a Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose, instituída por lei em abril deste ano. Com o objetivo de estimular ações educativas e preventivas, e promover debates sobre as políticas públicas de vigilância e controle da leishmaniose, a iniciativa é também um apoio às atividades da sociedade civil para difusão dos avanços técnico-científicos relacionados à prevenção e ao combate da doença. 

Medidas simples para o controle da leishmaniose

A WSPA acredita que a conscientização é um importante aliado no combate à leishmaniose, doença que vem crescendo no país nos últimos anos e que afeta tanto animais quanto pessoas. Por isso, convidamos todos os nossos apoiadores a nos ajudarem na divulgação das formas de prevenção da leishmaniose durante esta importante semana. Medidas simples para o controle do inseto transmissor da doença são essenciais para impedir a transmissão do parasita causador da leishmaniose aos seus animais e à sua família, como por exemplo: 
  • Evitar acúmulo de lixo em casa. Não jogar lixo em terrenos vazios.
  • Manter o quintal ou jardim sempre limpo, bem capinado e livre de fezes de animais, acúmulo de folhagens e restos de alimentos.
  • Usar repelentes ou inseticidas no final da tarde ou cultivar ao redor da casa plantas com ação repelente (Citronela ou Neem).
  • Vacinar seu cão anualmente com vacinas específicas e aprovadas para leishmaniose.
  • Usar nos cães coleiras impregnadas com inseticidas (deltametrina a 4%) que devem ser trocadas a cada seis meses ou produtos tópicos spot on que devem ser reaplicados mensalmente ou conforme indicação do fabricante.
  • Colocar telas de malha bem fina no canil ou utilizar plantas com ação repelente (Citronela ou Neem). 

Eutanásia: controle cruel e ineficaz da leishmaniose

Atualmente, o Brasil é o único país do mundo que ainda sacrifica cães soropositivos para controlar a leishmaniose e proíbe o tratamento dos animais com medicamentos de uso humano. A WSPA apoia ações que promovam um controle ético e humanitário da doença, e reprova veementemente o modelo ineficaz e antiético adotado há décadas em muitos municípios do Brasil, onde milhares de cães são eutanasiados em vão com o intuito de se erradicar a doença.

Exija políticas publicas que respeitem o direito à vida e que priorizem o controle do verdadeiro transmissor, o flebótomo (Lutzomia sp, inseto transmissor da leishmaniose). Visite o Blog do movimento “Diga não à Leishmaniose!” e assine a petição de apoio ao projeto de lei 1738/2011, do Deputado Geraldo Resende, que regulamenta a Política Nacional de Vacinação contra a Leishmaniose e o direito ao tratamento dos cães.

Se você vive em uma área endêmica ou periendêmica (áreas com alta incidência da doença ou próximas a elas), acesse nossa página sobre leishmaniose e informe-se mais sobre os aspectos clínicos, preventivos, epidemiológicos e legais da Leishmaniose.
Fonte: WSPA-Brasil: Sociedade Mundial de Proteção Animal

Nenhum comentário:

Postar um comentário