sexta-feira, novembro 30

A chegada de outro cão na família


Como apresentar um novo cão?
*Por Joice Peruzzi

A cena é bem comum: adotamos um novo mascote, geralmente um filhote, e o levamos para casa. Mas como nosso antigo cão vai reagir? Vai aceitá-lo?Se você tomar os devidos cuidados, eles podem se tornar grandes amigos.

Apresentação

É um momento crucial, que interfere muito no futuro relacionamento entre os cães. O ideal é que sejam apresentados em um território neutro para ambos, ou seja, em um local em que seu cão mais velho não costuma passear e o cão novo não conhece. Pode ser uma praça, parque, casa de amigos, etc.
Você deve pedir ajuda de algum amigo, para que cada um fique com um cachorro. Antes de permitir a aproximação entre eles, faça uma caminhada com os dois para reduzir a ansiedade e facilitar o processo de aceitação. Quando chegar ao território neutro, permita uma aproximação entre os dois, sempre observando o comportamento deles. Se houver qualquer sinal de agressividade por qualquer um dos cães, afastem eles e lentamente tente reaproximá-los.
Muitos cães brincam e se aceitam no primeiro contato, mas alguns não são tão fáceis. Nesses casos, o processo deve ser repetido diariamente e os cães devem permanecer separados em casa, para que não ocorra nenhum enfrentamento entre eles.

Quem merece mais atenção?

Temos uma tendência a dar maior atenção ao cão recém chegado, pois é uma novidade, especialmente se for filhote. Ao priorizarmos o novo cão, estamos criando um conflito com o cão mais velho (na casa, não necessariamente mais velho em idade), que pode gerar reações agressivas entre os cães.
Por isso, continue priorizando o cão mais velho, ou seja, ele ganha carinho e comida antes do cão novo. Além disso, tente relacionar os momentos que ele passa com o cão novo com coisas muito boas. Por exemplo: ele só ganha seu petisco favorito se estiver bem comportado em presença do cão novo. Os passeios com os dois cães juntos também tendem a aproximá-los cada vez mais.

Regras básicas de relacionamento

No início do relacionamento entre os cães, é importante evitar situações que possam causar brigas. Por isso, evite deixar comida e petiscos no ambiente em que eles ficam. Alimente os cães duas a três vezes ao dia e retire o prato caso eles não comam. Não dê petiscos, como ossos e palitos, que eles não comam na hora.
Evite também deixar brinquedos no ambiente.
Tente não interferir nas interações entre eles, cães se comunicam muito bem e quando os donos começam a interferir muito podem prejudicar essa comunicação.

Não tem jeito!

Às vezes, apesar de fazermos uma apresentação correta e seguirmos todos os passos para que os cães tenham um relacionamento perfeito, não há uma boa aceitação entre eles.
Isso pode acontecer devido ao temperamento deles ou por condutas inadequadas individuais. Por exemplo, cães muito medrosos podem ter maiores dificuldades e ficarem mais retraídos com a chegada do novo mascote. Caso você tenha dificuldades, consulte um profissional. Para a maioria dos casos há uma solução, se tudo for realizado da maneira correta.
Claro que o ideal seria procurar ajuda profissional antes de adquirir o novo cão, para que ele seja escolhido de acordo com as características comportamentais ideais para ser um bom companheiro para seu cão e também para garantir que o seu cão está preparado para receber um novo amigo, corrigindo alguns comportamentos que poderiam prejudicar a relação entre eles.

*Médica Veterinária Homeopata CRMV-RS 10379
  Comportamento de Cães e Gatos
  (51)972-66557
 www.petestar.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário