quarta-feira, dezembro 12

POR QUE OS CACHORROS LATEM?





A revista Meu Pet, da Editora Escala, traz em sua quarta edição uma matéria especial sobre a mania que a maioria dos cachorros tem: latir. A matéria, entre outras informações sobre este assunto, revela uma série de dicas de como identificar os motivos do latido e como evitá-los. Já a presença saudável e prazerosa de conviver com um pet no ambiente de trabalho é outro destaque da revista, edição novembro.

A especialista em comportamento canino Daniela Prado, do LordCão - Treinamento de Cães, diz que latir é pouco saudável, pois essa vocalização é similar a um grito. “O animal late para aliviar o estresse, dizer que tem algo de errado, avisar que alguém está por perto, e, se o dono não interfere, ele entende que pode latir. Logo, isso se torna um hábito”, explica.  “Para resolver o problema dos latidos, o dono deve descobrir e acabar com o motivo que leva o cão a ter esse comportamento, que pode se dar por diversos fatores psicológicos, como medo, ansiedade, excitação, tédio, entre muitos outros”, esclarece o adestrador da Cão Cidadão, Rodrigo Nojiri. 

Outro destaque da revista é a matéria sobre pessoas que têm o privilégio de trabalhar com um animal de estimação ao lado. Além de ser divertido, ter pets “trabalhando” ao lado de funcionários de uma empresa traz uma maior interação entre as pessoas e alivia o estresse. E pode ainda fomentar a criatividade. Essas informações vêm de uma pesquisa realizada este ano pela Universidade Virginia Commonwealth, nos Estados Unidos, onde, inclusive, muitas empresas praticam o Pets Day - dia em que os funcionários levam seus animais para interagir no ambiente de trabalho.

Verão – A Meu Pet de novembro traz um especial sobre os cuidados especiais com os pets durante o calor. “Assim como os humanos, cães e gatos pedem cuidados especiais quando expostos ao sol”, alerta Mariana Hyde Augusto, veterinária da clínica Vittal Vet. O uso do protetor solar próprio para pets deve ser constante para que a pelagem não fique ressecada, sem brilho e o focinho, despigmentado – é uma das dicas. E, na seção “Guia de Filhotes”, destaque para a raça Golden Retriever - um cão superdócil, obediente, educado e sociável.

E Mais:

A grande variedade de suplementos que brota nas prateleiras dos pet shops é, muitas vezes, atrativa aos tutores que querem oferecer ao seu amigão tudo o que há de bom e de melhor em termos de nutrição. No entanto, assim como no caso dos suplementos existentes no mercado humano, o uso em excesso desses produtos pode causar danos à saúde dos nossos bichos de estimação. Para compreender a necessidade de suplementar a alimentação dos pets, conversamos com dois especialistas. Ambos os profissionais deram um alerta: o uso de suplementos sem orientação veterinária pode ser prejudicial à saúde dos animais de estimação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário