sexta-feira, março 8

MULHER: protetora todos os dias!


DIA DA MULHER

*Por Regina Becker
Todos os anos, no dia 8 de março, surgem textos novos e velhos em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Confesso que, há algum tempo atrás, me emocionava com o que lia e até me sentia lisonjeada. Mas e os outros 364 dias do ano em que nós, mulheres, nos dedicamos a um objetivo, a uma causa? Onde está o reconhecimento do tempo em empenhamos todo esforço e perseverança para vencer uma batalha, que exploramos ao máximo nossa sensibilidade para convencer as pessoas de nossos ideais? São esquecidos? Não por nós!
Quando se trata da causa animal, o Dia Internacional da Mulher são todos aqueles dias ininterruptos dedicados a transformar a impotência em atitude, a dor em alegria e o sofrimento em esperança. Penso que esta é descrição mais correta e verdadeira sobre a vida de uma MULHER PROTETORA DE ANIMAIS.
Quem é protetora sabe do que estou falando. Quando a vida de um animal está por um fio em algum lugar qualquer – sem falar, claro, quando acolhido em um lar e convivendo com uma família digna – ele,  ao olhar nos olhos da protetora, reconhece de imediato que a ajuda chegou: a respiração ofegante aos poucos tem outro ritmo, o corpo paralisado começa a dar sinais, como se dissesse: “Deus que te enviou aqui para me salvar”. Situação tão cruel é aqueles que enfrentaram e enfrentam o abandono, de amarem “aquele” dono que depois o descartou.
Mas as súplicas dos animais são sentidas por nós, as protetoras, que temos esta capacidade de ouvir as suas vozes, aquelas vozes que vêm do coração. Quantas vezes priorizamos atenção, cuidado e dedicação a eles em detrimento de um descanso ,de um momento de lazer? Um número incontável de situações que somados representam quase nossas vidas. Penso que em número, somos maiores do que do gênero masculino, motivo pelo qual este reconhecimento ao feminino.
E é a ti, protetora, que me dirijo e rendo meu reconhecimento: que tem coragem e competência para enfrentar esta luta de muitas batalhas; a superar  a discriminação de uma causa para alguns incompreensível; de buscar desesperadamente um espaço na sociedade;  de ter paciência para ensinar que os animais não-humanos são merecedores, sim, de vida plena, com dignidade e respeito; que gasta tempo e dinheiro para dar-lhes o melhor dentro das tuas condições, que sofre e derrama lágrimas quase todos os dias por não conseguir acolher todos os que perambulam desnorteados pelas ruas, como tanto sonha.
Nossa condição, as mulheres protetoras de animais, não nos afasta da rotina do dia-a-dia, de sermos várias em uma só, das nossas facetas de sermos mãe, esposa, companheira, filha,  dona de casa e profissional ao mesmo tempo; das jornadas de trabalho que se sucedem em dias , semanas e meses ininterruptos que voam sem percebermos e quando nos miramos nos vemos mais experientes, sim, mas cansadas também; das lutas seculares por condições de trabalho dignas e de equiparação salarial num mercado de trabalho ainda discriminatório. Somos tantas qualidades, tantos perfis, tantas potencialidades. Somos aquelas que detém um coração tão grande que , quando necessário se fragmenta em vários e se recompõe a todo instante por inteiro, em acolhimento e afeto.
Nosso instinto maternal, criação divina, nos dá esta condição de entendermos a vida como uma dádiva, seja ela qualquer vida, e, este diferencial, faz com que sejamos muito especiais no plano do Criador. Acredito que Ele nos conferiu uma missão ainda não compreendida e percebida: nós mulheres, e mulheres protetoras, somos a  esperança de um mundo melhor para a humanidade. O filósofo grego Pitágoras deixou escrito:
“Enquanto o homem continuar a ser destruidor impiedoso dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor."
Não podemos esquecer que, como zeladores do planeta, é responsabilidade de TODOS  respeitar as mais diversas espécies. Por mais que tentem compreender o incompreensível – o porquê da maldade humana – continuaremos nesta caminhada de fé.
Que Ele nos dê ainda mais força e coragem para semear o amor nesta causa que consome nossa alma. Que possamos um dia colher a alegria e a compaixão destas que são hoje semeaduras,  dos seres humanos para com os não-humanos. E batam no peito com força, gritem e tenham orgulho de ser uma MULHER protetora de animais, porque independentemente da espécie, nós mulheres zelamos, preservamos, cuidamos, alimentamos e amamos a vida indistintamente, incondicionalmente e verdadeiramente somos as responsáveis pela continuidade da trajetória humana. Nosso dever e compromisso é o de um mundo melhor para se viver, para todos!
*Primeira-dama de Porto Alegre
Secretária Especial dos Direitos Animais


Nenhum comentário:

Postar um comentário