terça-feira, abril 30

Cuidados para o medo não se transformar em fobia


MEDO EM CÃES
*Por Joice Peruzzi
O medo é um comportamento normal em todas as  espécies animais, baseado em respostas e reações que têm por objetivo proteger o indivíduo de perigos imediatos ou de estímulos nocivos. No entanto, alguns animais mostram uma resposta exacerbada de medo, uma fobia a determinados estímulos.
Determinantes
O comportamento do medo varia entre os indivíduos, depende da genética do animal, de suas experiências precoces, do seu desmame, da sua socialização, da sua sensibilidade e do aprendizado.
Cães bem socializados quando filhotes são menos reativos a estímulos novos e tendem a apresentar respostas de medo menos intensas. No entanto, entre a 4ª e a 8ª semanas de vida, devem ser evitados estímulos amedrontadores, pois nessa fase o filhote está bastante propenso a desenvolver traumas, é a fase mais sensível da vida do cão.
Alguns cães são naturalmente mais sensíveis que outros, e isso já pode ser visualizado na ninhada, através de alguns testes, como bater o pé no chão, introduzir um brinquedo novo, etc. O cão mais sensível será o primeiro a fugir quando você bater o pé e o último a investigar o brinquedo novo. Esses cães precisam de donos especiais, preparados para lidar com o medo do animal e aptos a socializá-lo corretamente.
O aprendizado é o que permite ao cão prever o estímulo que causa medo. Isso é o que explica a mudança de comportamento quando há sinais de uma tempestade se aproximando, quando o cão tem medo de trovões. Do mesmo modo, cães com medo de fogos de artifício podem apresentar a reação com buzinaços ou com o locutor gritando “Gol” na televisão.

Tipos de medo
A maioria dos casos de medo relatados envolve estímulos sonoros, especialmente fogos de artifício e trovões. Alguns animais apresentam medo de pessoas estranhas em geral ou de determinados tipos de pessoa. Também há medo de determinadas superfícies, de lugares, de outros animais, etc.

Resposta de medo
Um cão com medo tende a fugir, paralisar ou atacar. Normalmente, cães tentam fugir do estímulo que causa medo, se escondendo ou procurando o colo do dono. A reação de paralisação é bem rara e o ataque por medo geralmente ocorre quando o cão tem medo de outros animais ou de pessoas. O medo é o principal motivo de agressividade em cães e técnicas que lidam com a agressividade com agressão exacerbam o quadro.
Na tentativa de fuga, muitos cães podem se machucar, ao cavar portas ou mesmo tentar se jogar em janelas. Além disso, muitos cães vomitam, urinam ou defecam e salivam em grande quantidade. Isso é indicativo de fobia, pois há envolvimento de sistema nervoso autônomo.

O que fazer?
Se seu cão estiver com um comportamento de medo, tente manter a calma e jamais puna esse comportamento. Crie um ambiente seguro, no local favorito do cão, e fique ao lado dele, se isso trouxer segurança. Você pode tapá-lo ou ficar com ele no colo, mas sempre passando a impressão de calma e tranquilidade. O uso de medicações pode ser uma opção em quadros de fobia, mas sempre dentro de um plano de tratamento e com supervisão veterinária. Não force seu animal a enfrentar o estímulo, isso pode agravar o medo dele.
Caso seu cão demonstre reações agressivas de medo e você não conseguir controlá-lo, procure ajuda de um profissional. Se as respostas do seu cão forem muito intensas, sugerindo um quadro de fobia, também procure ajuda.
Nos casos de medo, a intervenção é feita com o objetivo de habituar o cão ao estímulo que causa medo. Por exemplo, se o cão tem medo de pessoas, ele é estimulado, com petiscos e carinhos, a se aproximar das pessoas gradativamente. Se o medo for de fogos de artifício ou de tempestades, utiliza-se uma gravação desses eventos para habituar o cão, controlando-se o volume do som. Às vezes é necessário usar medicamentos ou terapias adjuvantes para reduzir o medo do cão, facilitando a execução das técnicas empregadas, por isso, um veterinário que trabalhe com comportamento é a melhor opção de ajuda que você pode ter.
*Médica Veterinária Homeopata CRMV-RS 10379
  Comportamento de Cães e Gatos  (51)972-66557
 www.petestar.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário