sexta-feira, abril 26

Rações: como escolher a melhor?



Você sabe o que é importante avaliar para escolher uma boa ração?

Teor de Proteína:
Como os cães são animais carnívoros, uma ração de boa qualidade deve conter um teor adequado de proteína. Uma elevada proporção de proteína na formula da ração significa que a mesma contém um nível mais reduzido de carboidratos, o que é compatível com a alimentação natural desses canídeos.
Esqueça aquela história de que proteína faz mal aos rins. Isso só vale para animais com comprometimento renal. Um elevado teor de proteína torna a ração mais biologicamente adequada para o cão. A grande maioria das rações Super Premium apresenta teor de proteína adequado.
Prefira rações com teor de proteína bruta igual ou superior a 25%.
 Composição:
É muito importante que a ração seja feita de alimentos com alto valor nutricional e alta biodisponibilidade, ou seja, ingredientes facilmente aproveitados pelo organismo do animal. Como os cães são carnívoros, é importante que a maior parte dos alimentos que fornecem proteína seja de origem animal. Também é importante ficar atento aos alimentos que compõem as porções de carboidratos da fórmula. Inclusão de soja e seus subprodutos, por exemplo, não é bom sinal, já que esse grão é considerado um alérgeno alimentar para muitos animais suscetíveis. Prefira rações que apresentem grãos como arroz em sua composição e não apenas subprodutos de milho. Por fim, repare também nas fontes de ácidos graxos da fórmula. Existem ingredientes que nada acrescentam à nutrição do cão, como por exemplo, as uvas passas adotadas por algumas marcas. Além de serem potencialmente tóxicas para cães, são fontes de açúcar.
 Aditivos:
Todas as rações industrializadas contêm aditivos, como conservantes, palatabilizantes, estabilizantes, flavorizantes, aglutinantes, espessantes etc., eles garantem o adequado processamento e também a conservação do produto, dentre outras funções. Entretanto, hoje sabemos que uma alimentação exclusivamente baseada em alimentos industrializados e repletos de aditivos, em longo prazo pode causar alguns problemas de saúde, como alergias, alterações hepáticas etc.
Por esse motivo, convém escolher um produto com menos aditivos e fugir das rações coloridas. Existem hoje no mercado rações que empregam conservantes naturais, como óleo de alecrim e vitamina E, e muitas não incluem corantes em suas fórmulas.

Texto: Sylvia Angélico, do Cachorro Verde
 Gabriela Netto, médica veterinária do Cantinho Animal

 O texto completo destas dicas muito importantes você encontra no blog Mãe de Cachorro também é Mãe, no link:



Nenhum comentário:

Postar um comentário