sexta-feira, abril 5

SEJA BEM-VINDO,AMIGO!


 Animais já podem visitar os donos no hospital

 Depois de três anos de testes e de preparação, o hospital Albert Einstein, de São Paulo, acaba de anunciar que os animais de estimação - muitas vezes encarados como membros da família - já podem visitar os donos que se encontrem internados.
 
O hospital brasileiro se torna, assim, o 35º do mundo e o primeiro da América Latina a conseguir o selo de certificação da organização norte-americana Planetree, que premia a humanização das unidades médicas.
 
A entrada de animais de estimação - cães, gatos e até pássaros - na instituição hospitalar integra, aliás, o cumprimento das regras desta certificação internacional de humanização cedida por aquela entidade, que o hospital Albert Einstein garantiu no ano passado.
 
"Poder receber aqui os animais era um desejo frequente dos pacientes. Eles fazem bem e, sem dúvida, interferem na cura", disse Rita Grotto, responsável do hospital.
 
No entanto, para a autorização, os animais têm de ser avaliados por um veterinário, que ateste a sua boa saúde, e, no caso de cães e gatos, de tomar um bom banho antes da visita. Além disso, a concordância dos médicos é fundamental.
 
"Antes de mais nada, é necessária a autorização do médico, que tem de colocar na ficha do paciente que está de acordo com a visita. Uma equipa polivalente confirma se todo o protocolo é cumprido e, caso haja a menor dúvida, a entrada não é autorizada", explicou Grotto.
 
Para Paulo de Tarso Lima, médico e coordenador da área responsável pela implantação das medidas de humanização no hospital, esta não é "uma vontade de todos os pacientes" e "não se autoriza a presença dos animais em qualquer lugar, de qualquer maneira".
 
Porém, de acordo com o especialista, estas visitas só apresentam benefícios, já que o contato com os animais traz "felicidade, paz e bem-estar", ajudando na recuperação de alguns pacientes. "O encontro com um cão ajuda a relaxar, a retomar a preocupação com o corpo, que pode desaparecer em pacientes crónicos", concluiu.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário