sexta-feira, maio 3

AIDS FELINA


Uma doença silenciosa que pode ser fatal se não for tratada em tempo
Ela é silenciosa e, quando o dono percebe algo de errado, a doença já tomou conta do animal. Descoberta no final dos anos 80, nos Estados Unidos, a Aids Felina, ainda pouco difundida entre os donos de animais de estimação, é causada pelo Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV) e ataca o sistema imunológico. Debilitado, o animal fica sujeito às doenças “oportunistas”, como dermatites, estomatites, periodontites, entre outras. Embora lembre a Aids humana, a FIV atinge apenas gatos, não havendo perigo de contágio às pessoas.

 “Os felinos que vivem nas ruas são os mais suscetíveis a contrair a doença. Estima-se que o número de gatos infectados seja muito maior do que o encontrado entre os domésticos, tanto pelo contato mais frequente com outros animais, quanto pela maior incidência de brigas. O vírus da FIV é transmitido pelo contato de um gato sadio com a saliva de um infectado”, explica a médica veterinária paulista Adriane Heiko Tomimassu.

O diagnóstico da doença é feito mediante testes sanguíneos e, embora ainda não haja cura, o gato precisa receber cuidados especiais. “Quando você tem um animal positivo para FIV, deve mantê-lo dentro de casa, em ambiente limpo e tranquilo, longe de outros gatos, para evitar a transmissão da doença”, aconselha Adriane. Com o sistema imunológico debilitado, a Aids felina é exibida de forma progressiva e fatal, desenvolvendo a síndrome de imunodeficiência adquirida na fase terminal da enfermidade. “Os sinais clínicos dessa fase são um reflexo de várias infecções. Somente 10% dos felinos infectados alcançam esse estágio, podendo sobreviver por poucas semanas ou meses”, esclarece a veterinária.
* Fonte: Revista Conexão Pet


Nenhum comentário:

Postar um comentário