quarta-feira, junho 12

Como acostumar o cão a escovar os dentes

Dicas por Ricardo Tamborini
Primeiro, tenha em mente que é importante escovar os dentes do cachorro quando ele estiver calmo e relaxado. Seu objetivo é estabelecer uma rotina. Seria ideal conseguir escovar os dentes do cachorro diariamente. Mas, se o cachorro se alimentar apenas de ração seca, a escovação feita até três vezes por semana já poderá fazer diferença. Sem a escovação, a placa bacteriana pode acumular-se, colocando o cachorro em risco além é claro de provocar mau hálito, gengivite e cárie. A falta de escovação também pode provocar infecções e este tipo de problema pode até afetar o organismo do cachorro levando a outras doenças.
Portanto é muito importante escovar os dentes do cachorro!
Comece fazendo com que ele vá se acostumando aos poucos a este processo. Primeiro, passe a escova de dentes perto da boca do cachorro, do lado de fora mesmo, para que ele se familiarize com o objeto (mas não o deixe mordê-la!). Associe este momento a brincadeiras, petiscos e carinhos.
Em seguida, massageie os dentes e a gengiva do cão com os dedos, pra ele ir se acostumando com o movimento de escovação. Inicie este processo escovando um ou dois dentes apenas.
Pare um pouco, brinque e faça um carinho. Passe para quatro dentes, seis, e assim sucessivamente.
Todo este treinamento pode levar alguns dias, portanto seja paciente, e só faça o procedimento completo quando ele já estiver à vontade com a escova.
Aí vai outra dica super importante:
Alguns cães não curtem certas pastas de dente, por isso teste diferentes tipos até achar um creme dental que ele goste. Mas atenção: nunca, mas nunca mesmo, use a sua pasta ou a de qualquer outro humano para escovar os dentes do cão, pois ela contém substâncias que farão mal a ele se ingeri-la.




Nenhum comentário:

Postar um comentário