quarta-feira, junho 19

DICA

Como dar remédios a animais de estimação? 
Conheça truques que facilitam a medicação

Quando os animais de estimação ficam doentes e precisam de remédios, os donos logo ficam preocupados em como dar os medicamentos aos bichos. Como a maioria não costuma tomar o remédio de boa vontade, é importante que os tutores conheçam alguns truques que ajudam a manter os animais tranquilos na hora da medicação.
Com os cães, a dica é “esconder” os remédios em pedaços de frutas como banana ou misturar em uma fatia de queijo branco, sempre dando a primeira fatia pura para logo em seguinte dar a com o remédio.
- Para os animais dóceis, a dica é colocar o medicamento próximo a garganta, fechar a boca e logo em seguida assoprar o focinho, até que ele faça o movimento de deglutinação. Sempre que fizer isso, é importante fazer festa e dar um agrado para que o cão associe que, depois da medicação, vem uma coisa boa. Dessa forma, não se cria traumas - explica a veterinária Cláudia Saraiva, da ONG Paraíso dos Focinhos.
Para gatos, medicamentos em pasta com sabor são ótimas opções. Como felinos têm o hábito de se higienizar se lambendo, ao colocar a pasta no bichinho, ele vai lamber. Essa pasta também pode ser misturada em alimentos úmidos, porém gatos são mais difíceis de serem enganados do que cães.
Outro truque é administrar medicamentos líquidos segurando pelo pescoço e injetando o líquido pelo canto da boca. É importante não deitar o animal para que não haja risco de broncoaspiração. Remédios em gotas ficam mais fáceis de serem administrados quando são colocados em uma seringa (sem agulha) e injetados na boca do animal.
- É importante saber que os animais de estomago sensível devem fazer uso concomitante de protetores gástricos quando usam medicamentos como antibióticos e antiinflamatórios - diz Cláudia Saraiva.
A ONG Paraíso dos Focinhos fica na Zona Oeste do Rio e trabalha no resgate, tratamento, alimentação, higiene e cuidados veterinários de cães e gatos, para deixá-los totalmente saudáveis e prontos para serem recebidos em um novo lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário