sexta-feira, julho 26

Você tem um peludo de focinho curto, encurtado ou achatado?


Cuidados a tomar com cães e gatos braquicéfalos


Você tem um filho peludo – cão ou gato – de focinho achatado ou curto? Então informe-se porque ele precisa de cuidados especiais, tenha raça definida ou não.
Há muito tempo assisti a um documentário sobre cães que era claro: todas as raças com focinhos curtos/encurtados/achatados são deformidades produzidas pelo bicho-homem, não naturais e não condizentes com a cabeça/focinho do “canídeo pai de todos os cães”, o lobo. Mas agora estas raças de cães (e gatos) já existem, estão por todos os lados e, como no caso de raças da moda (como Pug, Shih Tzu e Bulldogue Francês, para citar só 3 delas), estão sendo largamente procriadas e por qualquer um, sem o menor preparo. Então o que fazer para evitar ainda mais sofrimento e deformação? Para começar: CASTRE seu cão/gato de focinho achatado/curto, não colaborando para que nasçam mais animais doentes. 
 E mais importante de tudo: se você pretende mesmo comprar um cão (bulldogue francês, boston terrier, shih tzu, pug, boxer, bulldogue inglês, pequinês, bulldogue americano, dogue de bordeaux etc.) ou gato (persa, himalaia etc.) braquicéfalo, o cuidado é triplicado, já que os comerciantes de animais e os fabricantes de filhotes estão interessados apenas em lucrar em cima do seu amor pelos peludos, sempre prontos a cruzar cães e gatos sem a menor preocupação com sua saúde e a dos filhotes nascidos, sem saber realmente o que estão fazendo, sem entender de genética, de linhagens de sangue, procurando apenas características físicas que mais vendem, como certas cores, tamanhos (sempre minúsculos) ou “diferenciais” (focinhos deformados de tão achatados!), o que conseguem fazendo cruzamentos entre familiares (inbreeding) com a desculpa de ‘reforçar características’.Ou seja, ao comprar qualquer cão ou gato braquicéfalo sem MUITO, MUITO, MUITO cuidado e critério, você estará não só alimentando um cruel comércio de vida e verdadeiros gigolôs de cães e gatos, mas também estará financiado a miséria de várias raças e os problemas de saúde – e até a morte – de milhares de animais. Criação é coisa séria e leva em conta inclusive os defeitos de cada raça.
Se você não sabe encontrar um criador de verdade ou não tem dinheiro para pagar o preço de um filhote realmente saudável e dentro do padrão da raça em questão, adote ou considere seriamente a compra de um bicho de pelúcia!
Síndrome braquicefálica
Cães (e gatos) braquicéfalos são aqueles que possuem uma cabeça redonda com um focinho curto/encurtado/achatado, deformidades do esqueleto que causam uma série de problemas de saúde.
·         Todos os cães com focinho curto (em maior ou menor grau) têm problemas para respirar. Eles passam a vida resfolegando, bufando e fungando graças a sua dificuldade para respirar, que torna-se pior quando estão excitados.
·         Suas narinas tendem a ser finas e apertadas e podem ter uma cartilagem mole, o que leva as narinas a um colapso quando os animais braquicéfalos tentam puxar o ar de maneira forçada.
·         A traqueia destes cães/gatos tende a ser estreita, restringindo ainda mais o fluxo de ar.
·         O céu da boca mole (palato – uma aba de pele que fica na parte de trás da garganta e impede que comida e água passem pela traqueia) é geralmente carnudo e alongado e tende a pender frouxo na garganta, o que causa respiração barulhenta, engasgos, tosse (como se o cão tivesse muco na garganta) e, às vezes, saliva com espuma branca.
·         A cavidade ocular é rasa, o que significa que os olhos de cães e gatos de focinho curto poderiam saltar para fora da órbita ocular se o cão balançar a cabeça brincando ou até mesmo se tentar puxar a guia de maneira muito forte.
·         O globo ocular proeminente (às vezes literalmente “saltado”) é suscetível a arranhões e úlceras de córnea.
·         Se a pálpebra não consegue alcançar o suficiente para cobrir completamente o globo ocular proeminente, o olho pode secar, o que causa uma doença séria chamada, apropriadamente de “olho seco”.
·         Os dentes são muito juntos e tendem a crescer em ângulos estranhos, mantendo restos de comida presos e levando a doenças periodontais.
·         Suas pregas soltas de pele facial são escuras, mornas e úmidas – terreno perfeito para bactérias. O resultado pode ser pele irritada a ponto de ficar “em carne viva” e propensão a infestações crônicas de bactérias.
·         Beber e comer pode causar problemas porque quando cães/gatos de focinhos achatados colocam seus rostos nas tigelas e tentam coordenar engolir com respirar, partículas de comida e água podem ser sugadas pelo focinho, sendo levadas para a traqueia, onde causam engasgos, tosses ou vômitos.
·         Respirar pela boca significa aspirar ar, o que geralmente produz gases em excesso (flatulência).
·         Cadelas de focinho curto frequentemente não conseguem parir seus filhotes sozinhas porque eles têm cabeças muito largas. Cirurgias de cesárea com anestesia geral são geralmente necessária e os filhotes de focinho curto são excepcionalmente frágeis, apresentando uma taxa de mortalidade maior do que os filhotes de cães com cabeças normais.



·  Cães e gato de focinho curto têm maior riscos de complicações/morte ao serem anestesiados, necessitando de precauções mais do que especiais ao serem castrados, ao fazerem limpezas de tártaro (que serão frequentes graças às bocas com pouco espaço para os dentes e dietas a base de ração seca e carboidratos em geral, como os presentes nos biscoitos caninos) ou simples exames de raio-x.
A síndrome braquicefálica não é uma doença que seu cão ou gato de focinho curto/encurtado/achatado pode “pegar”. É uma síndrome com que TODOS os cães e gatos de focinhos curtos nascem porque seus sistemas respiratórios são estruturalmente comprometidos graças a seu crânio anormal e todos sofrem, em algum grau, dos problemas associados a ela. portanto, se você encontrar alguma das raças braquicéfalas com focinhos menos curtos/achatados, melhor!
O que fazer para ajudar
·         Mantenha seu cão ou gato braquicéfalo sempre magro. Peso extra significa respirar mais pesado para dar conta do… peso extra!
·         Lave e seque seus rostos após cada refeição ou quando ele tomar água demais (leia também sobre acne felina).
·         Em tempo úmido ou quente, mantenha cães/gatos braquicéfalos no ar-condicionado tanto quanto possível.
·         Ao sair em um tempo úmido ou quente não deixe que o cão fique muito excitado ou muito ativo. Cães de focinho encurtado têm um grande risco de sofrer infarto porque não conseguem resfolegar a ponto de baixar suas temperaturas corporais.
·         NUNCA deixe um cão ou gato braquicéfalo sozinho dentro de um carro. Mesmo que para você não pareça particularmente quente fora do carro e mesmo que as janelas estejam baixadas até a metade, o calor e o abafamento podem aumentar rapidamente e um cão ou gato braquicéfalo pode morrer.
·         Ensine seu cão de focinho encurtado a não puxar a guia, ou prefira peitorais ou a coleira de cabeça (Gentle Leader) – caso seja possível usá-la. Uma coleira de pescoço (enforcador ou qualquer outro, mesmo que leve, como de nylon) coloca pressão sobre a traqueia do cão. Tenha certeza de que a peitoral está colocada de maneira a se posicionar em redor do PEITO do cão, não em redor do pescoço. Modelos em forma de Y são o que você precisa, não aqueles em forma de 8.
·         Mantenha cães e gatos braquicéfalos longe de produtos químicos que possam irritar seus sistemas respiratórios. Ou seja, NADA de fumar perto deles ou de produtos de limpeza muito químicos (prefira os naturais, como sabão de coco líquido). Mantenha-os longe também de grama recém cortada e o mais longe possível de pólen (principalmente durante a Primavera).
·         Tenha certeza de que seu veterinário use apenas os anestésicos mais modernos e insista em ter seu coração e respiração monitorados por equipamentos especiais enquanto ele estiver anestesiado (prefira a anestesia inalatória). Muitos veterinários NÃO sabem como tomar os cuidados necessários para anestesiar cães e gatos com focinho encurtado, sejam de raças definidas ou não.
Fique de olho!
Raças braquicéfalas de cães (inclusive mestiços) que são proibidas de voar por algumas companhias aéreas:
Affenpinscher; Buldogue (todas as raças); Chin japonês; Dogue Canário; American Staffordshire Terrier; Cane Corso; Lhasa Apso; Pug (todas as raças); Boston Terrier; Dogo Argentino; Mastiff (todas as raças); Shar Pei; Boxer (todas as raças); Dogue De Bordeaux; Pequinês; Shih Tzu; Bruxelas; Toy Spaniel inglês; Pit Bull; Spaniel tibetano.
Raças braquicéfalas de gatos (inclusive mestiços) que são proibidas de voar por algumas companhias aéreas:
Birmanês; Persa; Himalaio; Exotic Shorthair.




Nenhum comentário:

Postar um comentário