terça-feira, agosto 27

DISTRAIA SEU PET COM ALGUNS TRUQUES

O que fazer com meu cão em dias de chuva?
*Por Joice Peruzzi

Dias de chuva são um martírio para tutores de cães. Mesmo os cães que têm acesso a um pátio tendem a ficar entediados em dias de chuva e os de apartamento muitas vezes são privados de seu momento mágico do dia: o passeio!

Se o seu cão só faz as necessidades na rua, mantenha a frequência normal de passeios, podendo reduzir a duração de cada um. Para cães que gostam de água e tutores engajados, um passeio longo embaixo da chuva pode ser uma delícia! Use capas de chuva e aproveite a volta do passeio para trocar chamegos durante a secagem com a toalha e o secador. Esse também pode ser o momento de uma bela escovação na sua pelagem.
Sombrinhas para cães são a última novidade nos Estado Unidos e Europa

No entanto, com uma boa dose de criatividade e comprometimento, conseguimos estimular nossos cães a realizar tarefas divertidas e brincar dentro de casa, sem precisar se molhar!

Começamos com as brincadeiras com os brinquedos favoritos do cão, escondendo-os pela casa, brincando de buscar ou de cabo de guerra. Esse pode ser o momento de ensinar o comando “solta” para seu cão, se ele ainda não aprendeu: coloque alguns petiscos no bolso e jogue o brinquedo favorito dele. Quando ele trouxer na sua direção, 
mostre o petisco e assim que ele soltar o brinquedo, diga a palavra solta, sempre de maneira descontraída e positiva!

Eleja o petisco favorito do seu mascote e esconda pequenas porções em vários locais da casa (embaixo do tapete, das almofadas, nos cantinhos, na cama dele, etc). Esse mesmo petisco pode ser oferecido em brinquedos inteligentes. Existem vários modelos o mercado, que podem ser recheados com petiscos secos ou pastosos. Se você ainda não tem um, existem soluções caseiras, como furar uma garrafa pet e colocar os petiscos em pedaços dentro dela ou usar o rolo interno do papel higiênico, tampando suas laterais com esparadrapo e papel, deixando um furinho para passar o petisco (ideal para raças pequenas).Aproveite o petisco favorito para ensinar um novo comando.

Outra atividade interessante são as brincadeiras de pega-pega e esconde-esconde. O pega-pega é fácil é só sair correndo pela casa chamando seu cão. Para esconder-se, saia de perto dele devagar e encontre um esconderijo, chamando seu cão em seguida, para ele te encontrar.

Se o seu cão gosta de roer gravetos na rua, traga um para ele! Vai fazer sujeira, mas nada que um aspirador ou uma vassoura não dê jeito!

Uma brincadeira super simples que cães adoram é caçar bolhas de sabão, garante a diversão dele e boas risadas do tutor!

Outra brincadeira que é muito usada em gatos, mas cães amam também, é caça ao laser. 
Use um pointer, desses usados em apresentações, e mostre para seu cão. Assim que ele prestar atenção, comece a levá-lo pela casa toda.

O momento da alimentação também pode ser estimulante: ao invés de colocar a porção de ração no pote, jogue uma a uma para seu cão caçá-las!

Dê um osso novinho para seu cão. Pode ser um osso de courinho (os brancos) ou um osso natural. Existem várias opções no mercado, escolha a favorita do  seu cão.

E claro, entre tantas atividades, não esqueça de uma boa dose de afagos!


*Médica Veterinária Homeopata CRMV-RS 10379
  Comportamento de Cães e Gatos  (51)972-66557
 www.petestar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário