terça-feira, julho 29

PULGAS: PROBLEMA APENAS NO VERÃO?

*Por Andrea Nagelstein

O ciclo da pulga apresenta 4 estágios: ovo, larva, pupa e adulto. No animal encontramos a forma adulta (a própria pulga), enquanto que as demais formas são encontradas no ambiente.
A 27°C e 80% de umidade ambiental são a largada para a transformação da forma de pupa para a de adulta. É por isso que no verão visualizamos mais pulgas, mas não que estas não existam em outras estações.

Para o melhor controle temos que entender o ciclo para não ter uma grande infestação no verão.
O grande erro é quando o proprietário acreditando que no inverno não há tanta pulga, não realiza um adequado controle destas. As formas jovens (ovo, larva e pupa) estão lá na fresta do piso, no carpete... só esperando um calorzinho para completar o seu ciclo!! Podemos trazer formas jovens para dentro de casa através de calçados.

Não caia na ilusão de que no inverno não há pulgas , que sua casa é limpa ou que o seu cão não está sofrendo picadas pois não as vê. Pulga é uma praga!!! O animal que não receber controle adequado no inverno estará bem mais infestado no verão.
Ao se deparar com uma grande infestação, o proprietário deverá procurar no mercado PET um produto bom e de fácil aplicação, observando as indicações do medicamento (peso, espécie animal, intervalo de banhos..).Concomitantemente, deve ser realizado um controle ambiental com produtos específicos para eliminação de formas imaturas de pulgas e com bom poder residual. Os produtos para uso ambiental são geralmente tóxicos, devendo respeitar todas as indicações contidas no rótulo. Todos os animais da casa também devem receber o anti-pulgas tópico.

Muitas vezes apenas uma aplicação, tanto no animal como no ambiente, não é o suficiente para eliminá-las totalmente, devendo assim realizar pulverizações quase que mensais juntamente com as aplicações de anti- pulgas nos animais.

No verão, o melhor controle nos cães saudáveis (não alérgicos) se faz a cada 21dias Então para proteger seu pet de diversas doenças transmitidas pelas pulgas( alergias a picada,Teníases,Anemias..) não deixe de realizar um controle adequado tanto nele quanto em seu ambiente. Peça uma orientação para o seu veterinário de confiança.


NÃO DEIXE QUE ESSE PARASITA TÃO PEQUENO SE TORNE UM PROBLEMA TÃO GRANDE!

* Médica Veterinária Dermatologista
 Fone: 51 98111689

Nenhum comentário:

Postar um comentário