quarta-feira, novembro 26

ATÉ QUANDO?

PRECONCEITO
Animais negros são rejeitados e ‘encalham’ para adoção

O preconceito em relação aos negros não se resume aos humanos. Cães e gatos também são vítimas por parte das pessoas. “Conseguir a adoção para um desses animais é a coisa mais difícil do mundo”, relata Ana Carolina Pimenta, fundadora do grupo Amor de Bicho, de Campinas.
Chico, de 3 anos, é um dos inúmeros casos. Está há dois anos em busca de um lar. O mesmo ocorre, por exemplo, com Raposão, que tem 3 anos, e que já está na busca há um ano e meio.
O preconceito também é relatado por Marjorie Rodrigues, fundadora do grupo OperaCÃO Resgate, de Campinas.
Todo mundo quer filhote, branquinho, peludinho, macio e de porte pequeno. Acham que as características físicas do animal vão dizer se ele é ou não mais carinhoso que o pretinho, de pelagem dura, porte médio e adulto”, conta.
“Estamos com uma ninhada de cinco filhotes quatro pretos e um loirinho. Mas ninguém se interessa pelos pretinhos; só querem o loirinho….”, exemplifica Marjorie.
“Miguel, preto, de pelagem dura e porte médio, ficou cinco meses para adoção. Conseguiu ser adotado porque quem adotou o irmão dele (o Lindo, que é branquinho e de pelo macio) resolveu dar uma chance para o Miguel também”, conta a voluntária.“Esse foi um caso de sucesso, mas na maioria das vezes não é assim”.
Adultos
O problema, entretanto, não se resume aos animais pretos. Conseguir um lar para os adultos – sejam eles claros ou não -, também não é tarefa fácil.
Entretanto, embora a maior parte das pessoas não tenha consciência, adotá-los traz, entre suas vantagens, o fato do animal já ser mais tranquilo (tanto pela idade quanto pela castração), não destruindo roupas e utensílios domésticos. Somam-se a isso o fato de já saberem onde fazer suas necessidades; já virem com o temperamento definido (diferente dos filhotes, que ainda estão em formação) e já virem com o tamanho definitivo (porque não crescem mais).

Mas, “o mais importante é que o cão adulto demonstra todo momento sua gratidão por ter sido escolhido. O olhar deles e suas atitudes comprovam isso. É maravilhoso”, diz Marjorie.
Entre os adultos da Amor de Bicho, encontram-se Buscapé, que foi despejado sedado, pelo antigo tutor, em um lugar longe de casa para não poder voltar mais. Mas, mesmo após ser abandonado, o cachorro voltou para o antigo tutor, em Hortolândia, por fidelidade. Vivia amarrado embaixo do sol, sem água, nem comida. Estava lotado de pulgas e carrapatos. Foi resgatado após denúncia. Hoje está à procura de um lar responsável.
Já a antiga tutora de Snoopy, queria induzir sua morte depois que ele não conseguia mais andar. Snoopy ficou doente em consequência de Cinomose (que pode ser prevenida com vacinação anual, feita por um veterinário). Entretanto, o Amor de Bicho o resgatou, o reabilitou e hoje ele também está apto para adoção.
Apelo
“Estamos vivendo um momento caótico na proteção animal. Os pedidos não param de chegar. As pessoas não têm consciência da importância da castração – para onde se olha há filhotes nascendo já abandonados. E, os que têm dono não são tratados devidamente: morrem de doenças que podem ser prevenidas”, relata Ana Carolina.
Além disso, “há falta de apoio dos órgãos públicos. Não temos, por exemplo, uma delegacia especializada, e não temos a quem recorrer. Não damos conta de tantos pedidos de ajuda e de tantas denúncias. Nós nos sentimos enxugando gelo”.
O pior “é que falo pelo Amor de Bicho e por qualquer outro grupo de proteção animal, pois todos vivem o mesmo drama. Nós seguimos fazendo nossa parte pelo amor que temos por eles, e contamos com a ajuda de todos. Por isso, todo tipo de ajuda é bem-vinda”, completa.

O Amor de Bicho foi formado em 2013 e, desde então, conseguiu doar cerca de 400 animais de forma responsável. Está em processo de formalização para ser uma ONG (já deu entrada nos papéis), tem mais de dez mil seguidores no Facebook e dez voluntários que participam efetivamente dos resgates, do cuidado com os animais e das feiras.
Hoje, tem sob sua responsabilidade 65 animais, distribuídos em lares temporários e em uma chácara que mantém. Sua despesa mensal gira em torno de R$ 10 mil, arrecadados com doações.

Adoção
Para adotar é necessário ser maior de idade, apresentar RG, comprovante de residência e doar 50,00 para manutenção do projeto (praxe entre muitas ONGs).O interessado passa por uma entrevista e, se aprovada a adoção, assina um termo de responsabilidade.
O Amor de Bicho tem um cronograma fixo de feiras, realizadas aos sábados, seguidamente nos seguintes locais: Pássaros e Cia, Animal Center, Pet Camp (da Marechal Carmona) e Meu Amigo Pet.
Já o CÃO Resgate faz feiras todos os domingos no portão 2 (Concha Acústica) do Taquaral.
Adoção Responsável
· Antes de ter um animal lembre-se que ele viverá pelo menos dez anos, e será totalmente dependente de você;
· Jamais o abandone, nem que ele fique doente, velho, que você mude para outro lugar ou que ele roa seus sapatos: abandonar animais é crime;
· Mantenha-o em local limpo – limpe frequentemente o local onde vive seu amigo;
· Banhos e tosas são fundamentais, principalmente para cães; livre seu bichinho dos carrapatos, pulgas e outros parasitas com remédios indicados somente pelo veterinário;
· Castre-o: dessa forma você o protege de doenças e se previne contra crias indesejadas; a castração pode ser feita a partir dos cinco meses;
· Forneça sempre água fresca, comida (ração de boa qualidade), carinho e assistência veterinária, quando for preciso;
· Vacine-o anualmente para protegê-lo de doenças; além da vacina contra raiva (da campanha do governo), existe outra tão importante quanto: a que protege contra a cinomose, doença mortal; vacinas somente em veterinário;
· Identifique-o, pois essa simples providência pode ser a solução caso seu amigo venha a se perder; mantenha portões bem fechados e nunca o deixe dar “voltinhas” sozinho;
· Ao passear com ele, sempre o conduza com coleira e guia, e recolha os dejetos em local apropriado;
· Eduque seu animal – se for necessário adestrá-lo, procure um profissional idôneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário