sexta-feira, abril 8

ADESTRAMENTO: PERGUNTA DO LEITOR

Tenho duas cachorras que sempre latem  e "avançam" no aspirador quando ligo para limpar a casa. Também não podem ouvir o barulho do liquidificador que ficam latindo. O que é isso? Sei que os cães têm uma sensibilidade auditiva maior do que a nossa, mas a situação é muito desagradável. Eu digo a palavra NÃO quando elas latem, mas não adianta. O que devo fazer?
Maria Antônia Freire
Bairro - Menino Deus

Olá Maria Antônia!
O problema que você conta não é unicamente seu. Várias pessoas tem dificuldades em controlar latidos excessivos de seus cães. No caso que você está enfrentando em especial, acredito que talvez você possa estar incentivando seus cães a latirem quando os aparelhos são ligados. Às vezes ficar repetindo "não" toda vez que o cão late acaba se tornando um jogo para o cão. Ou seja, toda vez que você liga o aspirador ou o liquidificador o cão sai de onde esteja e começa a latir e você a dizer "não", interagindo com você. Dependendo do cão se ficarmos em silencio e ignorando seu comportamento ele acaba parando. Mudar com um comportamento assim que já se tornou hábito de vários anos é um pouco complicado mas tudo pode ter remédio. Quanto mais tempo apresentando o problema de comportamento mais difícil fica de alterar o comportamento, mas não é impossível! É necessário paciência e perseverança.
Retirar o cão do ambiente e coloca-lo em outro quarto com um belo osso ou petisco é uma boa distração e desvia a atenção para o barulho. Assim você acaba com o problema ou não deixa ele piorar. Na medida que ele vai se acostumando a ouvir o barulho em um quarto separado do aparelho, ficando em silencio e tranquilo, você poderá aos poucos deixar ele ficar mais próximo. Você também pode treinar o cão a ficar no mesmo ambiente comendo um petisco ou a refeição. Comece percebendo em que momento o cão começa a latir. Se ele começa a latir quando você pega o aparelho ou só quando liga e faz barulho. Quando o cão começar a latir, pare o que estiver fazendo e grave o momento. Quando você repetir o movimento saberá o momento exato que o seu cão irá latir. Prever e prevenir o comportamento é o primeiro passo para controlá-lo. Assim que você tiver controle sobre o início do latido, um pouco antes de ocorrer volte, guarde o aparelho e afague o cão (também pode dar um brinquedo ou comida). Desta maneira o animal perceberá que nada acontece quando você pega o aspirador ou o liquidificador. E melhor, quando você mexe neles e o cão fica quieto ele ganha algo bom! Isso deve ser feito sempre e o tempo de exposição do cão ao aparelho deve aumentar gradualmente. Se ele latir você deve voltar o treinamento do início.
Se você tiver dificuldades, não hesite em chamar um treinador profissional para educar o seu cão. O importante é que a convivencia entre vocês seja harmoniosa e feliz. Abraço!

PELUDOS PASSEIO E ADESTRAMENTO

ENVIE SUA DÚVIDA SOBRE ADESTRAMENTO PARA POA.VOCEESEUPET@GMAIL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário