sexta-feira, abril 8

POR QUE SEU PET FAZ SUA VIDA MELHOR

Os animais de companhia como os cães, gatos e cavalos podem estabelecer fortes vínculos afetivos com as pessoas. Todos os que já experimentaram a convivência com um animal de estimação podem afirmar isso. O que nem todos sabem é que o convívio com um pet pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental.
Os animais aproximam as pessoas. Experimente levar seu cão para um passeio no parque à tardinha. Você perceberá que seu amigo é um facilitador social. O pretexto de afagar o cão ou perguntar seu nome pode servir para iniciar uma agradável conversa. As crianças tímidas e as pessoas introvertidas podem se tornar mais interativas a partir da convivência com um pet. O animal se torna um veículo simbólico para a expressão das emoções, melhorando a capacidade de relacionamento.
Para os doentes em hospitais ou clínicas a pet terapia ou terapia assistida por animais pode trazer bem-estar. Existem estudos científicos mostrando que pacientes que tiveram contato com animais durante o período que permaneceram no hospital se recuperaram em menos tempo e precisaram de menos remédios. O pet traz tranquilidade ao se tornar um foco de atenção, desviando o pensamento dos problemas pelos quais a pessoa esteja passando. Os animais de companhia são uma fonte de suporte social, capaz de reconfortar e amenizar o sofrimento em situações difíceis.
Cada vez mais as pessoas vivem sozinhas ou em famílias pequenas. Ao mesmo tempo, cresce o número de lares em que cães e gatos ocupam lugar de destaque. Basta olhar os “adesivos da família” colados na traseira dos carros para ver que ao lado dos pais e dos filhos aparecem os pets. Se antigamente era a conveniência que aproximava os humanos dos animais, hoje em dia é o afeto que rege esta relação. Os pets são um instrumento vivo para aprendizagem de novas estratégias e formas de pensar e agir. Os animais nos fazem mais humanos. Seu melhor amigo está sempre do seu lado, fazendo cada etapa da sua vida melhor. Cuide dele com carinho!

Dra. Carla Lehugeur
CRMV RS 10893
(51) 9979 0809

Nenhum comentário:

Postar um comentário