terça-feira, abril 12

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO - O efeito misterioso em crianças doentes

Quando Chad, um Labrador amarelo, foi morar com a família de Claire Vaccaro, em Manhattan, na primavera passada, ele já tinha um papel importante. Como um cão de serviço para autismo, ele estava se juntando à família para ajudar a proteger o filho dos Vaccaro, de 11 anos de idade, Milo (especialmente em público, quando muitas vezes teve acessos de raiva ou tentou fugir).Como muitos animais de companhia, sendo cães de serviço ou animais de estimação, Chad teve um efeito imediato – o tipo de efeito que é perceptível, mas ainda não foi completamente compreendido pelo estudo científico. E ele foi além da linha que une cão e um menino em público.
“Dentro de, eu diria, uma semana, notei grandes mudanças”, disse Vaccaro sobre Milo, cujo autismo prejudica sua capacidade de se comunicar e criar laços sociais. “Mais e mais mudanças aconteceram ao longo dos meses com o aumento do vínculo entre eles. Ele está muito mais calmo. e pode se concentrar por períodos de tempo mais longos. É quase como se tivesse se livrado de uma nuvem cinza.”
Dra. Melissa A. Nishawala, diretora clínica do serviço do espectro do autismo, no Child Study Centre em New York University, disse que viu “uma mudança importante e notável” em Milo, mesmo que o cão apenas estivesse sentado calmamente na sala. “Ele começou a me dar narrativas de uma forma que nunca fez”, disse ela, acrescentando que a maioria delas era sobre o cachorro. As mudanças foram tão profundas que Vaccaro e Nishawala estão começando a falar sobre retirar gradualmente alguns dos medicamentos de Milo.
Em parceria com o Centro de Waltham de Nutrição Animal, na Inglaterra, o Child-Health Institute está em busca de propostas que tenham “foco na interação entre humanos e animais”. O Child-Health Institute está à procura, em particular, de estudos sobre como essas interações afetam o desenvolvimento típico e saúde, e se elas trazem benefícios terapêuticos de saúde.
Outras sessões confirmaram a necessidade de investigação, mas a maioria dos estudos tinha foco nas interações negativas (por exemplo, as maneiras como os animais de estimação poderiam espalhar doenças), disse James A. Griffin, vice-chefe do Instituto de Desenvolvimento e Comportamento Infantil.
Enquanto isso, o Centro de Waltham foi alargando a sua própria investigação para fazer alguns pequenos estudos sobre a interação homem-animal, disse Catherine E. Woteki, diretora global de assuntos científicos para a Mars Inc. “Nós somos uma empresa de alimentos para animais de estimação e pet-care, e nós estamos interessados em ver que este relacionamento permanece forte.”
As pessoas que trabalham com animais esperam pesquisas que comprovem e deem credibilidade às suas observações. No Hospital Infantil de Orange County, na Califórnia do Sul, por exemplo, dezenas de voluntários levam regularmente seus cães para visitar pacientes. Crianças em tratamento de doenças graves têm, muitas vezes, tristeza, ansiedade ou depressão. “Os cães animam seus dias”, disse Emily Grankowski, que supervisiona o programa de Terapia Assistida por Animais no hospital. Alguns pacientes que se recusaram a falar com pessoas, conversam com os cães, ela disse, e outros que se recusaram a movimentar-se geralmente se movem até os cães para que possam brincar com eles. Desta forma, os animais passam a fazer parte do programa terapêutico, especialmente nas áreas que envolvem expressão, fala e movimento.
“O vínculo entre humanos e animais ultrapassa o intelecto e vai direto para o coração e as emoções, ele nos alimenta de maneira que nada mais consegue”, disse Karin Winegar, autora do livro, “Salvo: animais resgatados e as vidas que transformam”, uma série de crônicas sobre as interações homem-animal.
“Nós vimos isso de costa a costa do país, quer se trate de crianças deficientes em um centro de equitação na Califórnia ou um lar de idosos em Minnesota, onde uma mulher com Alzheimer não poderia reconhecer o marido, mas ela poderia reconhecer o seu amado cachorro.”

FONTE:  INATAA - Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais

Nenhum comentário:

Postar um comentário