terça-feira, abril 12

COMO FUNCIONA A COMUNICAÇÃO DOS GATOS


Os gatos utilizam a comunicação verbal, postural e por marcação. A comunicação verbal inclui diversos sons, como silvos, murmúrios, gritos, ronronar, choro de acasalamento, etc. Existem estudos sobre os padrões verbais de gatos, indicando o que cada um significa.
Assim como os cães, os gatos estão constantemente observando a nossa expressão corporal e o que ela indica. Apesar de não entenderem o que dizemos, são capazes de perceber o estado emocional das pessoas ao seu redor. Eles também fazem uso da sua postura como forma de comunicação, porém em menor escala que os animais sociais (como o cão).
A marcação de território é a forma mais permanente de comunicação, já que marcações olfativas e visuais permanecem no local mesmo após a partida do animal. O gato faz marcação através da “esfregação” das bochechas, pois nessa região existe a produção de feromônios. Também faz marcação por arranhadura e por excrementos (urina e fezes). Temos que entender essa comunicação antes de tentarmos mudar um comportamento de arranhar móveis, por exemplo.
Deve-se tomar o cuidado de não humanizar e nem comparar o comportamento de gatos com outros animais. Gatos e cães pertencem a espécies e, até mais, a famílias diferentes, por isso nunca devem ser comparados e nem tratados da mesma forma.

FONTE: www.comportapet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário