terça-feira, abril 19

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM CÃES

Processo simples, sem complicações e custo acessível
A inseminação artificial em cães não é nenhuma novidade para grandes criadores que sempre estão à procura do aprimoramento genético de seu plantel. Mas a técnica aqui no país, aos poucos, também vem conquistando tutores. A médica veterinária Mariana Neuls, com especialização em reprodução canina em Ohio, Estados Unidos, proprietária da Clínica Fertivida e diretora do Banco Internacional de Sêmen Canino do Brasil, explica que a inseminação artificial é um processo simples, sem complicações a um custo acessível:

Dra. Mariana dirige a Clínica Fertivida
"A inseminação artificial é uma tranqüilidade para o tutor porque ele sai da clínica com a data definida do parto. A pessoa pode se programar, planejar o nascimento dos filhotes durantes suas férias, por exemplo, quando terá mais condições de atender à ninhada. E sem riscos aos animais. Pelo método de inseminação a fresco, as chances de fertilização são de 80%."

Inseminação a fresco é a coleta manual do sêmen do macho e a imediata colocação no aparelho reprodutivo da fêmea. Esta técnica, explica a doutora Mariana, é indicada em animais que têm problemas anatômicos (um é maior do que o outro); animais com problemas de comportamento (agressividade); inexperiência dos parceiros; fêmeas que não aceitam os machos; cães machos já idosos em que se evita a monta para não colocar em risco a saúde do animal. A inseminação artificial é mais utilizada nas raças: Bull Dog Inglês, Bull Dog Francês e Pug.

Antes do processo, são feitos de três a quatro exames durante o cio da cadela para descobrir o dia da ovulação e marcar a data da inseminação artificial.


Processo de inseminação artificial é simples e rápido
Outras técnicas
Além da inseminação a fresco, existem as técnicas da inseminação com sêmen resfriado e inseminação com sêmen congelado:

Sêmen Resfriado: é indicado para os casos em que a fêmea e o macho se encontram em cidades distintas, evitando o estresse com viagens. São feitos exames para saber o momento da ovulação e só então é solicitado envio do sêmen do macho. A inseminação é feita em até 48 horas.

Sêmen Congelado: o sêmen é armazenado em botijões de nitrogênio líquido e pode ser usado por um longo período após a coleta. É uma técnica muito utilizada por criadores, para armazenar material genético de grandes campeões. Nos Estados Unidos já nasceram filhotes de um cão cujo sêmen estava congelado há 24 anos. Aqui em Porto Alegre, segundo a doutora Mariana Neuls, já tivemos ninhadas de sêmen congelado importado dos Estados Unidos de um cão que estava morto há cinco anos. Alguns tutores também recorrem à técnica para, no futuro, ter filhotes de seu cão de estimação.

Visite o site  da CLÍNICA FERTIVIDA: www.fertivida.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário