quinta-feira, julho 14

Inseminação Artificial em Cães - Processo simples, sem complicações e custo acessível

Dra. Mariana dirige a Clínica Fertivida
A inseminação artificial em cães não é nenhuma novidade para grandes criadores que sempre estão à procura do aprimoramento genético de seu plantel. Mas a técnica aqui no país, aos poucos, também vem conquistando tutores. A médica veterinária Mariana Neuls, com especialização em reprodução canina em Ohio, Estados Unidos, proprietária da Clínica Fertivida e diretora do Banco Internacional de Sêmen Canino do Brasil, explica que a inseminação artificial é um processo simples, sem complicações a um custo acessível:
A inseminação artificial é uma tranquilidade para o tutor porque ele sai da clínica com a data definida do parto. A pessoa pode se programar, planejar o nascimento dos filhotes durante suas férias, por exemplo, quando terá mais condições de atender à ninhada. E sem riscos aos animais. Pelo método de inseminação a fresco, as chances de fertilização são de 80%. Inseminação a fresco é a coleta manual do sêmen do macho e a imediata colocação no aparelho reprodutivo da fêmea. Esta técnica, explica a doutora Mariana, é indicada em animais que têm problemas anatômicos (um é maior do que o outro); animais com problemas de comportamento (agressividade); inexperiência dos parceiros; fêmeas que não aceitam os machos; cães machos já idosos em que se evita a monta para não colocar em risco a saúde do animal. A inseminação artificial é mais utilizada nas raças: Bulldog Inglês, Bulldog Francês e Pug.
Antes do processo, são feitos de três a quatro exames durante o cio da cadela para descobrir o dia da ovulação e marcar a data da inseminação artificial.

Processo de inseminação artificial é simples e rápido
OUTRAS TÉCNICAS

Além da inseminação a fresco, existem as técnicas da inseminação com sêmen resfriado e inseminação
com sêmen congelado:
Sêmen Resfriado: é indicado para os casos em que a fêmea e o macho se encontram em cidades distintas, evitando o estresse com viagens. São feitos exames para saber o momento da ovulação e só então é solicitado envio do sêmen do macho. A inseminação é feita em até 48 horas.
Sêmen Congelado: o sêmen é armazenado em botijões de nitrogênio líquido e pode ser usado por um longo período após a coleta. É uma técnica muito utilizada por criadores, para armazenar material genético de grandes campeões. Nos Estados Unidos já nasceram filhotes de um cão cujo sêmen estava congelado há 24 anos. Aqui em Porto Alegre, segundo a doutora Mariana Neuls, já tivemos ninhadas de sêmen congelado importado dos Estados Unidos de um cão que estava morto há cinco anos. Alguns tutores também recorrem à técnica para, no futuro, ter filhotes de seu cão de estimação.

CLÍNICA VETERINÁRIA FERTIVIDA - e-mail atendim.fertivida@terra.com.br 

3 comentários:

  1. Oi,mtenho uma PUG e fiz cobertura natural, portanto ela voltou do canil infestada de pulgas. Na próxima cruza vou dar preferência para inseminação artificial. Você tem algum contato na Zona Sul de Porto Alegre e de confiança? Sabe de alguma clínica para parto cesárea com anestesia inalatória? Fiz o parto normal e perdi 3 filhotes por asfixia...Muito obrigada! Patricia Mesquita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a clínica FERTIVIDA é a única que faz fertilização artificial.Mas vou procurar me informar sobre outras.Ok?
      abs

      Excluir
    2. Pedi ajuda para algumas amigas e recebi este retorno. Espero que te ajude:

      Acredito que a Dog Cat faça, pois sei que eles têm esse tipo de anestesia: 3268.6882. Fica no bairro Tristeza, na Wenceslau Escobar.
      Um abraço,
      Josi


      Acho que na Scooby Dudu a anestesia é inalatória.
      Mas só ligando pra saber!
      Fone: 81675454 - 30618001 - 30285781 – 32483712

      Bj
      Katya

      Excluir