quarta-feira, outubro 19

UM LUXO SÓ!

Ilustração: Weberson Santiago


Feira pet apresenta xampu com ouro e água rejuvenescedora
  
*LÍVIA SAMPAIO
DE SÃO PAULO
Tintura que restaura a cor natural, xampu com ouro na formulação, máscara com efeito "antifrizz" e até diamantes feitos a partir dos pelos do animal de estimação.
O leque de lançamentos da 10ª Pet South America, feira só para profissionais que espera receber 20 mil visitantes nesta semana, comprova que o processo de humanização dos bichinhos não é um modismo passageiro. São novidades que já começam a pipocar em "pet shops", lojas e clínicas paulistanas.


"A mesma experiência que a pessoa tem como humana quer transferir para o animal", diz Mirelle Zanotto, que acaba de importar uma lápide canina dos EUA para um cliente. Ela afirma que compraria os produtos da feira para oferecer na loja em que atua como consultora, a Animall Pet Story, no Morumbi, região oeste. "São muito criativos."
O veterinário Ronaldo Lucas, coordenador clínico do Hospital Veterinário Anhembi Morumbi, não vê problemas na humanização dos animais domésticos. "Mas cuidar bem do bicho não significa tratá-lo como humano. Ele não precisa tingir o cabelo, você pode investir o dinheiro numa boa ração", acrescenta.
Para ele, a maior preocupação é o dono comprar um produto que pode não fazer aquilo que promete. "O registro [no Ministério da Agricultura] é automático, quase um informe."
Outro lançamento da feira é a primeira água especial para cães e gatos do país. O produto vem de uma fonte do Pará e é enriquecido com flavonoides do açaí. Segundo o fabricante, a água "rejuvenescedora" foi desenvolvida ao longo de seis anos em parceria com pesquisadores de duas universidades, a federal do Pará e a rural da Amazônia.
André Lobato, dono da Amazon Pet Water, garante que se trata de um marco divisor no mercado. "Pode ser comparado com o lançamento da Coca-Cola", afirma.
OURO EM ITAQUERA
Já o xampu com ouro 18 quilates sai de uma fábrica em Itaquera, na zona leste. O frasco de 500 ml tem 0,01 g do metal na formulação e é vendido por cerca de R$ 40.
"Não tenho um centavo de lucro, mas agreguei muito valor à marca", comemora Cristiane Kanaan, diretora de marketing da Pet Life, que criou o produto para comemorar os cinco anos da empresa. É a primeira incursão deles no mercado de luxo, e Cristiane já pensa em novas apostas.
Além dessas novidades, as marcas apresentarão no evento produtos como um imobilizador de animais para facilitar exames, rastreadores, rações sem grãos e florais de Bach.
A feira é a maior do gênero na América Latina e ocorre paralelamente a um congresso que deve reunir 1.500 profissionais. Todos de olho em um mercado que movimentou, em 2010, R$ 11 bilhões.
ALGUNS LANÇAMENTOS DA FEIRA:
Diamante de pelo
O crematório de animais Pet Memorial promete transformar o carbono dos pelos do pet em diamante produzido em laboratório. Segundo o expositor, isso já foi feito com a juba do leão Ariel, morto em julho após causar comoção nas redes sociais. A partir de R$ 1.600.
Frutas e castanhas
Lançamento da Eco Dog, a máscara de frutas vermelhas com castanha-do-pará e queratina promete "um intenso tratamento 'anti-frizz'" e "hidratação duradoura, pelos macios e com perfume agradável". No varejo, sai por R$ 31 (400 g).
Fonte da juventude
A Amazon Pet Water, água especial para cães e gatos, é feita no Pará e contém flavonoides (antioxidantes) do açaí. Segundo o fabricante, o produto retarda o envelhecimento e previne doenças. Preço sugerido no varejo: R$ 3,50 (500 ml).
Trio de ouro
Xampu, sabonete e perfume para cães e gatos que levam ouro. Segundo a fabricante Pet Life, os produtos repõem os sais minerais da pele e dão brilho extra aos pelos. O xampu sai por cerca de R$ 40 (500 ml). Série especial vem com pingente folhado.
Tintura canina
Novidade da francesa Pet Esthé trazida pela Central Vet, a linha de coloração especial canina promete restaurar a cor natural dos pelos modificados por envelhecimento ou raios solares. De uso profissional.
Serviço: 10ª PET SOUTH AMERICA
Expo Center Norte (pavilhão vermelho) - r. José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, zona norte, São Paulo

*Fonte: Folha de São Paulo

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