terça-feira, novembro 1

DICAS

Ilustração: ligiafascioni.com.br

Além de fazer caminhadas regulares, levar seu cãozinho a parques e praças é uma ótima ideia e uma grande oportunidade para oferecer atividade física, brincadeiras e sociabilização com outros animais e pessoas. Porém, alguns detalhes devem ser observados para que o passeio com seu peludo seja tranquilo e divertido.
Antes de qualquer coisa, pense na segurança e faça seu passeio levando o pet com coleira e guia, fazendo com que o cão ande ao seu lado e obedeça a alguns comandos, recompensando com petiscos o bom comportamento. Evite ao máximo soltar seu cão da guia, especialmente em locais abertos. Porém, se você realmente quiser soltá-lo, dê preferência a lugares cercados e próprios para cachorros – os chamados “cachorródromos”. Mas lembre-se, ao soltar um cão da guia, o dono sempre assume algum risco de acidentes, pois por mais educado que o pet seja, não conseguimos controlar todos os estímulos do ambiente, como um trovão que cause um susto, um ratinho correndo como uma presa ou mesmo a chegada de um cão agressivo. Por isso, por via das dúvidas, use sempre coleira e guia.
Sociabilize seu cão para que não haja problemas com outros animais – acostume-o com os mais diversos tipos de cães, gatos, pessoas e objetos; permaneça com ele, usando coleira e guia, para apresentar esses estímulos, até que o pet não apresente sinais de agressividade ou medo. Sempre recompense o bom comportamento, para que o cão associe outros cães e pessoas a coisas positivas.
Durante a brincadeira, observe a postura do seu cão e dos outros, tomando cuidado com possíveis sinais de agressividade, tanto de um como do outro. Brincadeiras podem até ser brutas, como rolar no chão, dar alguns latidos e até umas mordidas leves, mas rosnados, pêlos da nuca eriçados e comportamento de monta podem indicar o início de algum atrito. Portanto, fique esperto e esteja preparado para interromper a interação, se for necessário.
Evite passeios e exercícios em horários muito quentes, dando preferência para logo pela manhã ou no fim da tarde, e mesmo assim, leve sempre uma garrafinha d’água e chame regularmente seu cão para se refrescar durante a brincadeira. Tome cuidado especial com cães de focinho curto, como boxers, bulldogs ingleses e franceses, pugs e shih-tzus, pois eles têm mais dificuldade de se resfriar do que cães com focinhos mais alongados.
Aproveite o passeio e faça também alguns comandos ao ar livre com seu amigo, como vem, senta, deita, dá a pata, entre outros. Apesar de parques e praças serem locais cheios de cores, cheiros, sons e estímulos diferentes, o maior estímulo e foco do seu cão deve ser sempre você.
Levando em conta essas dicas, com certeza você e seu cão farão um ótimo programa e aproveitarão muito o tempo juntos, com segurança e muita diversão!
---Fonte:
Texto: Juliana Yuri (Adestradora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido
---

Para saber mais sobre os serviços de adestramento e consultas comportamentais da Cão Cidadão, acesse o sitewww.caocidadao.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário