sábado, novembro 26

QUEM É O DONO DA CASA?


Quem acompanha meu trabalho via jornal, site, blogs e redes sociais, lê por muitas vezes palavras como: dominância, submissão, líder e seguidor. Hoje eu vou falar um pouco mais sobre o conceito de liderança (dominância).
Cães, como nós, são mamíferos sociais, ou seja, mamíferos que se organizam em bando. Por isso, seguem uma hierarquia muito rígida para garantir sua sobrevivência na natureza. Esse bando de cães, de nome matilha, se organiza dentro de uma estrutura onde os de melhor energia estão mais próximos ao topo, e no cume dessa hierarquia, um único líder, que se destaca de todo o bando por sua energia calma e firme. Cada cão da matilha morreria por ele, pois perdê-lo poderia pôr fim a toda estrutura organizada existente.
No bando humano, a sociedade, temos as mesmas necessidades, mas em menor escala, devido ao poder de raciocínio que nos dá relativa autossuficiência. Imaginem uma empresa sem gestor, um batalhão sem comandante, uma família sem a liderança dos pais ou um time de futebol sem técnico (com exceção do Dunga, é claro). As coisas funcionam melhor se cada um de nós tiver a liberdade para exercer nossa especialidade, enquanto outras pessoas, mais capacitadas para liderança, organizam o funcionamento da instituição.
Quando adquirimos um cão, ele traz consigo a necessidade de um líder calmo e firme para que a matilha sobreviva, e consequentemente, ele se mantenha vivo. Está no DNA canino. Isso é instinto de sobrevivência, e nenhuma domesticação do mundo pode sobrepujar a vontade de viver e perpetuar a espécie.
Quando um cãozinho chega ao seu novo lar, testa cada humano a procura de um líder calmo e firme. Em 99% dos lares eles não encontram, encontram apenas humanos inundados de sentimentos como: pena, amor e frustração. Todos esses sentimentos, por mais belos que alguns desses pareçam, são tidos como fraqueza pelo cão, indicando a ele que falta liderança em sua nova matilha.
Na falta de um líder, o cãozinho assumirá prontamente essa posição, pois o instinto de sobrevivência acende o alerta vermelho, indicando o risco de morte pela falta de uma organização hierárquica. Isso gera conflito no cão, pois mais de 98% deles nasce para serem seguidores. Quanto mais submisso o cão, maior o conflito psicológico quando são obrigados a assumir a responsabilidade da liderança do bando. Desse conflito nasce tensão, ansiedade, agressividade, insegurança…
Reconheça se seu cão é o chefe da sua família:
a)    Seu cão exige atenção com brinquedo na boca, latindo, mordendo, subindo ou colocando uma parte do corpo sobre você?
b)    Seu cão late ou morde visitas na chegada ou na saída deles de sua casa?
c)    Seu cão é possessivo com objetos ou brinquedos?
d)    Seu cão é possessivo com pessoas da casa (ciúme)?
e)    Na rua, seu cão quer andar na sua frente ou para quando quer para cheirar tudo?
f)     Seu cachorro é agressivo com cães?
g)    Seu cão late por qualquer barulho?
h)    Seu cão brinca mordendo ou pulando com os membros da família?
Se a resposta for sim para alguma das perguntas acima, provavelmente seu cão é o líder do bando. Quanto mais respostas afirmativas, maior a dominância.
Matilha não é repartição pública, “tempo de casa” não define status no bando. O líder é sempre o mais competente e equilibrado. Por isso, pratique os 3 “Ps” do Terapeuta de Cães para serem os líderes da matilha: Paciência, Persistência e Postura.
Bruno Leite | O Terapeuta de Cães
Psicologia Canina & Adestramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário