sábado, janeiro 7

Atendimento aos animais de rua de Porto Alegre

Foto: Guerreiro/Divulgação PMPA

Vila Chocolatão recebe ônibus da Seda com bloco cirúrgico

O Nova Chocolatão foi o primeiro residencial a receber, nesta sexta-feira, 6, o ônibus totalmente equipado para realizar exames laboratoriais e nutricionais, procedimentos pré-operatórios e esterilização de animais em condições de vulnerabilidade social que vivem nas comunidades remanejadas de Porto Alegre. 

 
Técnicos da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) e veterinários residentes, professores, alunos e estagiários da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) aplicaram vermífugos e fizeram coleta de sangue, fezes e ectoparasitas (parasitas que vivem no exterior do corpo de hospedeiro, como é o caso dos carrapatos, pulgas e piolhos). A equipe multidisciplinar também  cadastrou os animais para castração.
 
De acordo com o médico veterinário da Seda, Marcelo Pinto, depois de averiguar as condições de saúde, os animais serão esterilizados na própria comunidade. O trabalho envolve, ainda, a conscientização sobre a necessidade de evitar proliferação animal e de utilizar o serviço 156 da prefeitura para denunciar casos de abandono e maus tratos.
 
A professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Ufrgs, Liris Kindlein, disse que, nos próximos dias 10 e 13 de janeiro, a equipe multidisciplinar retornará ao Residencial Nova Chocolatão para dar continuidade aos procedimentos. Ao todo são 161 casas que abrigam mais de um animal doméstico. Somente na sexta-feira foram atendidos 40 animais, entre cães e gatos. As esterilizações estão previstas para iniciar no dia 17 de janeiro. “Primeiro fazemos os exames laboratoriais, e os animais que estiverem em perfeitas condições passarão pela cirurgia em 15 dias”, afirma Liris.
 
A parceria - O projeto envolverá em torno de 50 pessoas, entre técnicos da Seda e professores e alunos da Faculdade de Veterinária da Ufrgs, tanto na parte de saúde pública, como no levantamento do número de animais abandonados. O ônibus, chamado de Unidade Móvel 1, foi doado pela Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP). Nesta primeira fase, além do Residencial Nova Chocolatão, serão beneficiadas as vilas Santa Terezinha e Bernardino Silveira Amorim e os loteamentos Arco Íris e Bela Vista.


Fonte: Assessoria de Comunicação PMPA
Texto de: Roberta Guimarães do Amaral
Edição de: Gilmar Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário