sexta-feira, janeiro 6

Canoas(RS) implanta plano de castração de cães

Foto: Divulgação

Desde segunda-feira, dia 2, a comunidade de Canoas já pode cadastrar seus cães, machos e fêmeas, para o plano de castração no município, que começa em março e vai realizar cirurgias em 2.400 animais ao longo de 2012. Para fazer o cadastro, o morador deve ser maior de idade e comprovar seu endereço no município, apresentar comprovante de renda que demonstre rendimentos de até TRÊS salários mínimos por família e levar documento de identidade. O cadastramento será feito das 8h às 12h e das 14h àa 18h, de segunda à sexta, na subprefeitura mais próxima da casa do cidadão. Caso haja mais de uma família por terreno, o morador que tiver seu nome impresso no comprovante de residência pode apresentar uma declaração de que esta pessoa mora naquele endereço. Os documentos devem ser levados na forma original e com uma cópia. A castração coletiva contemplará 400 animais por quadrante, além dos cães que estão hoje na Vila de Passagem, tanto com os proprietários como no Canil de Passagem. Lá, os bichinhos já foram tratados e receberam um chip de reconhecimento.
Cronograma
Após o cadastro feito pelo proprietário, que deve informar nome e raça do animal ao agente designado em cada subprefeitura, o mesmo deverá aguardar contato telefônico da Unidade de Vigilância em Saúde, que está coordenando o processo. Em fevereiro, iniciará a castração dos animais da Vila de Passagem e serão divulgados e selecionados os cães de toda a cidade cujo os donos declararam com precisão as informações do cadastro. Ainda em fevereiro, os proprietários serão chamados para uma palestra com os responsáveis pela Unidade de Bem Estar Animal, que falarão sobre a posse responsável e os principais cuidados com os animais após a cirurgia e assinarão um termo concordando com a operação. Em março inicia o cronograma que segue até dezembro de 2012. Por mês, serão 200 animais, que passarão por exames clínicos, como de sangue e avaliação por parte de um veterinário para só então ser submetido à cirurgia na Clinica Agropoint, em Porto Alegre, vencedora do processo de licitação ocorrido há duas semanas em Canoas através de pregão presencial. Cada cão permanecerá oito horas em repouso após a intervenção cirúrgica para só depois ser levado novamente ao dono. O transporte será feito pela Prefeitura.
Cães de rua
Os cães errantes, mais conhecidos como cães de rua, também serão contemplados, desde que sejam comunitários. Isso significa que qualquer morador da região pode cadastrar um cão no seu nome, se comprometendo a cuidá-lo após o retorno da Clínica. Por lei, a prefeitura não pode retirar o animal e devolvê-lo à rua, principalmente após uma cirurgia. Nestes casos, não é preciso comprovar a renda. A veterinária responsável pela Unidade de Bem Estar, Maria Luiza Albite, ressalta que as castrações irão minimizar os problemas de abandono no município. "Principalmente nesta época do ano, onde as pessoas viajam e descartam o animal como se isso não fosse um crime. Castrar significa parar com a reprodução desenfreada destes animais". A diretora da Unidade de Vigilância, Judith Vasconcellos, visitou  cada uma das quatro subprefeituras, preparando a estrutura de cadastro. "Caso seja necessário, poderemos deslocar nosso agente para alguma associação de moradores ou outro ponto, facilitando este processo", ressaltou.

Confira o endereço de cada subprefeitura:
Subprefeitura Nordeste
Rua Alexandre de Gusmão, 2080
Bairro Guajuviras
Telefone (51) 3465-4433
Subprefeitura Noroeste
Rua Candelária, 441
Bairro Mathias Velho
Telefone (51) 3466-1660
Região Sudeste
Endereço Marechal Rondon, 100
Bairro NIterói
Telefone (51) 3475-2525
Região Sudoeste
Endereço Rua Edgar Fritz Muller, 430
Bairro Rio Branco
Telefone (51) 3472-0454





Um comentário:

  1. Boa iniciativa. Espero que incluam os felinos!AS GATAS se multiplicam muito mais vezes que os caes, entrando no cio varias vezes por ano, sendo mais dificil prende-las no cio.Para piorar o primeiro cio vem se antecipando(cio precoce) e ja ocorre apartir dos 4meses.

    ResponderExcluir